segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Sopa de Caldo Verde


Adoro essa sopa. Já fiz com couve refogada antes, couve durante o cozimento e achei a textura certa e essa que vou dar a receita. Essa receita serve como entrada para 4 pessoas.

Ingredientes:

4 -5 batatas médias;
2-3 paios (não use calabresa defumada);
1 litro de agua aproximadamente;
1 cebola pequena;
2 dentes de alho;
3 colheres de oleo girassol ou canola(qq um que vc use);
1 tablete de calde de carne;
5- 7 folhas de couve manteiga.

Modo de fazer:

Lave as batatas com casca e tire a umidade com pano e coloque no microondas por 10-12 min. Quem preferir cozinhar com agua, fique a vontade.

Refogue nesse tempo, cebola e alho bem picado. Acrescente o paio. Remover antes a casca e cortar em rodelas bem finas. Eu prefiro alem de cortar em rodelas, cortar ao meio como fosse meia lua para acolher melhor na colher de sopa.Quem preferir picar em cubinhos, fique a vontade. Frite os paios para ficarem tb douradas. Faça isso com fogo baixo pois ela não libera gordura e com isso grudará no fundo da panela. Tampe e enquanto isso, tire as batatas do microondas e retire a pele. PAsse no espremedor e coloque na panela. Mexa bem e acrescente aos poucos a água, mexendo bem . Tampe e aumente o fogo e deixe meia hora(depende do seu fogo) fervendo e tampa fechada.Gosto ela mais para grossa por isso a agua é olhometro. Coloco nesse tempo, um tablete de caldo de carne. Se necessário, acerte o tempero com um pouco de sal.
Lave as folhas de couve e remova o talo grosso. Corte em fatias bem finas e depois corte ela duas vezes na transversal fazendo com que ela não fique um fio comprido e sim uma pequena tira de uns 2- 3cm pois na hora de misturar ou pegar com a colher, a couve não tenda a enrolar se o comprimento dela for igual qdo cortamos para a simples feijoada. Ela ficará mais delicada. Acrescente no final do cozimento.Ela liberará ate a cor verde e desligue. Gosto de servir com ela bem verde(claro) e não com aspecto que ja cozinhou muito(verde escuro). Combina muito bem com uma gotinha de pimenta ou/e bom azeite. Sirva com um bom pão italiano.




quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

Férias


Estou saindo de férias e retorno depois do carnaval, se conseguir um computador no caminho, escrevo contando minhas aventuras gastronômicas.
abracos a todos

quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Bolo Gelado

Depois que descobri essa receita super prática ( bati tudo no liquidificador) e gostosa, tem sempre aqui em casa.

Com o calorão de Cuiabá, todo mundo adora essa bolo geladinho e bem úmido, além de ser prático, pois já está fatiado e embrulhado no papel alumínio. Uma delícia!

A receita eu peguei da Akemi e segue abaixo:

Massa:

200ml de iogurte natural
4 ovos médios
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 xícaras(chá) de açúcar100ml de óleo - usei canola
1 colher sopa de fermento em pó

Cobertura:
1 vidro de leite de coco (200ml)
1 lata de leite
mesma medida de leite
coco ralado o suficiente

Modo de fazer:Para o bolo, bater todos os ingredientes no liquificador menos o fermento. Adicioná-lo por último. Colocar em forma retangular média untada e enfarinhada e levar ao forno preaquecido a 180oC.

Para a cobertura, misturar todos os ingredientes, menos o coco ralado. Cortar o bolo em pedaços depois de frio, passar nessa mistura e depois no coco ralado. Se quiser, embrulhe cada pedaço em papel alumínio e leve à geladeira.

segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Bolinho de batata doce com queijo e gergelim


Nesse caso, estava com uma única batata doce enorme e cozinhei . Tb tinha comprado por engano uma bandeja do KIT Feijoada onde continha o lombo salgado junto com a carne seca e queria apenas a carne seca. Sobrou o lombo.....Obviamente aproveitei! Esta receita original, provei numa das viagens onde não tinha apenas esse lombo salgado.

Ingredientes:

1 batata doce grande ;
gergelim branco;
queijo para rechear;
nesse caso, usei 4 cubos de lombo salgado(dessalgado por 1h)
cebola e alho para refogar;

Modo de fazer:

Amassar com garfo mesmo a batata doce e reservar;
refogar a cebola e o alho:
acrescentar o lombo bem picado;
quando liberar o caldo, acrescentar a batata doce;
deixar fogo baixo e mexer bem para formar a massa;
acrescentei um pouco de leite apenas para dar a liga.
Está pronto a massa.
Acrescente o queijo no interior dela e faça como se fosse bolinhos de queijo.
Trabalhe com a farinha de trigo para não grudar;
Passe os bolinhos na clara ligeiramente batida e passe depois no gergelim para grudar.
Frite e sirva quente. Esta receita tb promove uma mistura de doce com salgado.
Consegui fazer com uma batata doce, aproximadamente 20 bolinhos.

Sopa de abóbora com carne seca e agrião


Essa sopa vai bem a qualquer estação e gosto de qq pessoa. Qq um que prove, criança enjoada ao adulto que não coma agrião, ela é bem vinda. Sempre como salada e qdo compro abóbora é sinal que vem essa sopa e com isso, ja deixo separado naquela semana, o talo de agrião da minha salada.
Ingredientes:
500g aproximado de carne seca;
metade de uma abóbora japonesa(kabotcha);
cebola e alho para refogar;
500ml -1000ml de água;
talo de agrião
talvez 1 tablete de caldo de carne
Não é necessario mais nenhum tempero.
Modo de fazer:
Dessalgue a carne seca mas já cortados em cubos para dessalgar mais rápido. Normalmente, deixo na água apenas por 2-3 horas .Vou trocando a agua e espremendo-a para sair logo o sal. Não gosto da gordura, por isso tb retiro.
Refoque cebola e alho;
Corte a carne seca em tiras pequenas e finas-odeio desfiar- e em tiras é mais apetitosa e acrescente na panela;
rapidamente acumulará líquido e nesse momento, acrescente a abóbora cortadas em cubos grandes para absorver esse líquido e feche com a tampa(fogo baixo). A abóbora é de fácil cozimento. Depois de uns dez min., acrescente 500 ml aproximadamente de agua . Normalmente em 20-30min. a abóbora estará totalmente cozida. Por estar em cubos grandes, retiro esses cubos e coloco no liquidificador. Acrescento um pouco caldo do cozimento para liquidificar junto. A carne seca é fácil separar por estar em tiras. Bato ate ficar um creme pastoso e retorno novamente a panela. Deixo cozinhando por mais 20 min. e prove o a sopa. Se sua abóbora for grande, talvez será necessário acrescentar mais agua. E se a carne seca, não der um sabor suficiente ou vc dessalgou demais, acrescente um tablete de caldo de carne que tudo acertará.
Na hora de servir, assim que desligar o fogo, acrescente os talos cortados bem fininhos na sopa, mexa para exalar o cheiro e sabor do talo e sirva nos pratos. Para decorar, acrescente um pouco dos talos cortados frescos. O ideal é tomar a sopa e sentir o crocante dos talos. Se for criança, evite deixar ela crua. Não coloque queijo ralado que rouba o sabor.... A sopa terá uma consistência cremosa. É muito gostosa a combinação do sabor mais doce da abóbora com a carne seca que é mais salgada.

sábado, 12 de janeiro de 2008

MAHALO

Fui jantar no restaurante Mahalo aqui de Cuiabá, que ganhou estrela como cozinha criativa no guia quatro rodas. A chef é uma moça nova, muito cuidadosa com todos os detalhes, que veio pessoalmente à mesa ver se o garçon tinha colocado os pratos na posição correta.
O restaurante além de delicioso é também lindo, pé direito duplo, sofás nas mesas, uma adega enorme, atendimento super especial.
A chef também oferece vários cursos, como comida árabe (aqui tem muitos descendentes), japonesa, moderna, dia-dia, etc. Queria fazer um, mas como é sempre à noite, não tenho com quem deixar o filhote.
Esse era o couvert, uma sopinha com couve frita, que aí na foto eu já tinha comido um pouco quando lembrei de pegar a máquina, bruschetta de cebola e saladinha de arroz com filé.
Tudo muito fofinho, vinha também uma cumbuquinha com azeite e ervas e vários tipos de pães.
A entrada do marido foi esse trio de sabores com dois potinhos de molho, um de mostarda dijon e outro de iogurte com hortelã.
- filé mignon com limão
- linguicinha com damasco e batata marinada
- salmão no gergelim com camarão, brócolis e ervilha torta
Essa foi a minha entrada, chamada de divertida, tinha quatro divisões:
- salada de rúcula com damasco amanteigado, camarão amanteigado e lascas de parmesão
- cuscuz estilizado de berinjela
- quentinha de legumes oriental com shoyu e amendoim, yakitori de frango com páprica
- quinua com zuchine gelado, tomate seco e alcachofra
Eu comi esse salmão grelhado com molho de tangerina com toque oriental e purê de batatas com raiz forte, fitas de legumes e gergelim torrado. Na foto parece que o o pedaço de salmão é pequeno, mas na verdade é bem generosa e o prtato é grandão.

Maridão comeu bacalhau com batatas à provençal e cebola frita , puxadinho de zuchine com ervilha torta, azeitonas roxa, brócolis e mini ovinhos. Esse pedaço de bacalhau também era bem generosa, na foto parece pequeno.
Cuiabá está abrindo bons restaurantes, com a vantagem de que aqui o preço é bem melhor.
Ir num restaurante assim em São Paulo, iria pagar no mínimo o dobro que aqui.

quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

GOMOKU NO FUKASHI MESHI

O nome é complicado e assusta, mas é como um risoto ,feito com arroz de moti, bem mais fácil de fazer do que sugere o complicado nome.

Eu tinha colocado numa travessa japonesa de cerâmica para tirar foto, mas fui fazer outras coisas e quando voltei o pessoal já tinha comido e a travessa já estava quase vazia, então tirei foto nessa tigelinha.


Ingredientes
- 1kg de "motigome"
- 1/2 frango (cortei em cubinhos)
- 2 colheres (sopa) de saquê
- 1colher (chá) de sal
- 1pratos cheio de verduras cortadas (usei cenoura em cubinhos, ervilha fresca)
- 1 konhaku cortado
- 2 aburague cortados
- 4 shitakes em tira
- 4colheres (sopa) de azeite
- 1 colher (sopa) de gengibre picado
- 2colheres (sopa) de shoyu
- 1 colher (sopa ) de açucar
- tiras de omelete para decorar

Preparo

Lave bem o arroz e deixe de molho .
Corte o frango em cubos e tempere com saquê e shoyu.
Deixe o shitaque de molho na água até amolecerem, retire a parte inferior e corte em tiras.
Esquente o azeite e doure o frango junto com o gengibre.
Retire todo o frango e refogue na mesma panela as verduras, o aburague, konhaku, shitake, tudo cortado em tirinhas. Deixe apenas murcharem e tempere com shoyu, açucar e um pouco de saquê.
Escorra a água do motigome, e acrescente shoyu e saquê.
Cozinhe o arroz motigome na panela elétrica, não precisa colocar mais água que o normal, quando ela começar a soltar fumaça, abra a panela, coloque todos os ingredientes, misture, e feche a panela.
Deixe cozinhar normalmente.

terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Trouxinha de cogumelo e batata inglesa com cream cheese



Aqui fiz dois acompanhamentos: 1. Trouxinha feito com a massa fillo ; 2. Batata inglesa com cream cheese e bacon

1. Compro o fillo da própria massa AROSA. Para quem não conhece, ela tem um espessura fina, mas não é gordurosa como a massa folhada. Ela é seca. Ótimo para doces tb. Corto um quadrado aproximado de 9cm de lado e em cada forma de empada de diâmetro de 7,5cm ou qq um que vc tenha pequeno, disponha 3 ou 4 folhas desses quadrados recortados.A forma será apenas para dar o formato. Porém disponha com posições diferentes para dar efeito de vários "biquinhos". Cada folha será unido com o outro com uma passada de manteiga bem no centro para uní-la, se não depois que for ao forno, ela se solta. Reservar.

Recheio: ideal é começar pelo recheio para dar tempo do recheio esfriar antes de colocá-lo nas forminhas.

-Cebola e alho para refogar;

-3 bandejas de champions frescos.Corte em fatias finas. Creio que possa usar o cogumelo já cozido, mas como moro proximo a Liberdade e a bandeja é barata, nem exito em comprar de outra maneira.Coloque assim que dourar ligeiramente a cebola e o alho. Liberará líquido e adicione uma pitada de sal
-Meia taça de vinho branco ou uma xícara de café de saque culinário(uso somente o saque);
-leite e amido de milho apenas para engrossar.

-1 xíc de creme de leite fresco.Terá que sobressair o gosto do champiom e não a pasta de leite com champion.Por isso use pouco leite. Pode engrossar apenas com a agua tb. Provei numa festa com buffet que ofereci aos meus sogros e esse acompanhamento fez sucesso.

Depois de pronto , colocá-lo nas forminhas preparadas com a massa fillo e levá-lo ao forno por 7 min temperatura média. Depois desenformá-lo e servir.

2. Lavar a batata inglesa e secar bem. Coloco tudo no microondas e deixo por 12-15 min para cozinhar.Se preferir, pode cozinhar na agua, mas acho mais rapido no microondas. Enquanto isso, cortar bacon e cubinhos bem pequenos e levar para fritar. Não é necessario óleo. Inicie com fogo baixo e rapidamente o bacon começará liberar o oleo e mexer até ele ficar crocante. Retire com cuidado e colocar num papel toalha. Reserve o oleo liberado pois nela eu usei para colocar as batatas cozidas. Não tire a casca. A batata ficará com sabor. Eu uso uma panela grande para fazer a fritura do bacon e aproveito, coloco as batatas tudo de uma vez para dourar. Feito isso, corte ao meio as batatas, pois a base maior será de apoio para ficar em pé. Não sei se explicarei direito, mas em cada ponta da batata, recorte como se fosse um cone de ponta cabeça com uma faca de ponta fina . Ficará como um vulcão, onde depositarei ai o cream cheese.Pegue a batata com o cream cheese e encoste no bacon que grudará facilmente ao inves de ficar polvilhando o bacon. Por fim, usei queijo parmesão em tiras finas e compridas para dar um charme e forno para gratinar. Na verdade, ambos foram junto ao forno e coloquei na parte onde gratina no forno.

Bom, é a primeira vez que escrevo e peço desculpas pelos termos. Não sei explicar e a medida é aproximado. Boa sorte!! Acompanha muito bem carne. Na ocasião , tinha feito Lombo.
A trouxinha pode ser feito com alho poró. Acrescente requeijão junto com o alho poro que fica uma delícia.

domingo, 6 de janeiro de 2008

Tender Califórnia


Nunca tinha feito um Tender na vida. Só agora vi que ele já vem pronto, na embalagem diz, que se quiser, não precisa assar.
Eu peguei essa receita na Panelinha , mas na embalagem, vem uma bem parecida.
Apesar de ter ficado muito bom, sobrou bastante, então eu levei na padaria que sempre vou e pedi para fatiar na máquina bem fininho. Depois eu dividi em vários saquinhos e congelei.
Ingredientes:

- 1 kg de tender desossado
- 1 xícara (chá) de suco de laranja
- 1 xícara (chá) de vinho branco
- 6 colheres (sopa) de calda de abacaxi
- 1/4 xícara (chá) de mel
- 1 lata de abacaxi em calda
- cravo-da-índia, ramos de alecrim

Preparo

Numa tigela, misture o suco de laranja, o vinho branco e a calda de abacaxi. Coloque o tender, cubra com filme e leve à geladeira para marinar por no mínimo 12 horas. Se prefeir, coloque o tender num saco plástico e feche bem.

Preaqueça o forno a 180°C
Tranfira o tender e a marinada para uma assadeira. Com a ponta de uma faca afiada, risque a superfície do tender formando losangos e espete ps cravos nas junções.
Cubra o tender com papel alumínio e leve ao forno preaquecido para assar por 20 minutos. Reitre e despreze o papel alumínio. Besunte o tender com mel.
Volte o tender ao forno e deixe assar por mais 20 minutos. A cada 5 minutos, regue com o líquido da marinada.

sábado, 5 de janeiro de 2008

Salada de cuzcuz marroquino


Ingredientes:

- 1 xícara (chá) de cuzcuz marroquino
- 1 cenoura média ralada
- 1 xícara (chá) de tomate cereja
- 1/2 cebola roxa
- azeite de oliva
- alcaparras
- uva passa
- salsinha
- limão
- sal

Primeiro hidratei o cuzcuz durante 15 minutos, depois coloquei todos os ingredientes e temperei .
Adorei esse cuzcuz, bom para dar uma variada na salada, além de ser muito fácil de fazer.

sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

NISHIME

Esse nishime foi feito pela minha mãe, que pediu orientação com a tia do meu marido, a Tia Massa.
Eu só deixei temperado a costelinha de porco com shoyu, saquê e alho e também fiz o caldo mais adocicado, se quiser menos doce, é só diminuir o açucar. O resto minha mãe que fez.
Para o caldo:
- 1 copo de caldo com hondashi
- 2 colheres de sopa de açucar
- 1 colher de chá de sal
- 1 colher de chá de aji-no-moto
- 2 colheres de sopa de shoyu
- 2 colheres de sopa de saquê

Ingredientes:
- gobo (bardana)

- inhame
- cenoura
- nabo
- kombu
- shitaque
- konhaku
- tikuwa (massa de peixe)
- ervilha torta

Gobo - raspe retirando a casca, corte obliquamente e deixe de molho em um recipiente com água e limão para não escurecer.
Inhame - descasque e corte em pedaços não muito pequeno.
Cenoura - corte obliquamente.
Nabo -descasque, corte em rodelas de 1,5 cm de espessura.
kombu - mergulhe por alguns minutos em água, corte e amarre, um a um em nó.
Shiitaque - Deixe-os de molho, retire a ponta dura e corte no meio, aproveite a água que ficou de molho, juntando no cozido.
konhaku - afervente e corte em fatias, faça um corte no centro e passe a ponta de um lado dentro do corte, formando uma gravatinha.
Tikuwa - corte em fatias não muito fina.
Ervilha - cozinhe na água quente rapidamente e passe na água fria, reserve para guarnecer.

Em uma panela grande coloque um pouco de óleo e refoque as costelinhas de porco ja temperado e deixe cozinhando um pouco, adicione o gobo e deixe até amolecer tanto a costelinha como o gobo.

Coloque primeiro os ingredientes que demoram mais para cozinhar, cubra com o caldo ( neste caso foi feito 4 receitas do caldo acima) e cozinhe brandamente até estar todos os ingredientes no ponto.
Coloque numa travessa e guarneça com as ervilhas tortas.


Ficou uma delicia.

quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

Paleta de porco no vinho tinto

No Natal, eu ia fazer pernil de porco, mas o meu açogueiro, sabendo da exigência do maridão , já avisou logo que era melhor eu comprar a paleta do porco, que é a parte dianteira, disse que tem o mesmo formato, mas a carne é menos seca e mais saborosa.

Testei e aprovei, ela é realmente mais gostosa, apesar de estar com uma aparência de queimado na foto, na verdade é o molho de vinho tinto que eu usei.
Ficou muito bom!!!
À parte fiz um molho de vinho tinto com cebola que esqueci de fotografar.

A receita é da chef Carla Pernambuco do restaurante Carlota , que peguei na revista Gula.
Ingredientes:
- 1 pernil de vitelo de aproximadamente 4 kg (usei paleta de porco)
- 2 xícaras (chá) de vinho branco (usei vinho tinto argentino muito bom )
- 1/2 xícara (chá) de shoyu
- 1/2 xícara (chá) de suco de limão siciliano
- 1 cebola picada grosseiramente
- 4 dentes de alho picados grosseiramente
- 3 colheres (sopa) de alecrim fresco picado grosseiramente
- 1 colher (sopa) de sálvia picada grosseiramente
- 1 folha de louro
- sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
Decoração:
ramos de alecrim

quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

Feliz Ano Novo e Cozinha Nova



Ultimamente não estou tendo muito tempo para escrever aqui, tenho trabalhado bastante e fazendo hora extra para poder tirar férias no final do mês.

Desejo a todos um ano com muita paz, saúde, felicidade e fartura!

Mas o ano já chega com novidade boa, pois agora vou dividir a cozinha com uma prima de São Paulo a Cláudia Rumi, mais conhecida como Rumi e que cozinha muitíssimo bem, além de ser muito prendada, bom para aprender coisas novas e deixar a cozinha muito mais gostosa e bonita.

Querida Rumi, a cozinha é toda sua!


LinkWithin

Related Posts with Thumbnails