sábado, 31 de dezembro de 2011

Feliz Ano Novo!!!


Para nós orientais, o Ano Novo é muito mais comemorado do que Natal.
Se vc quiser ir no bairro da Liberdade as 19h do dia 24 de dezembro, véspera do Natal, vc encontrará lojas abertas. Eu mesma cheguei a ir nesse horário esse ano. Mas hoje, dia 31, tenho certeza que muitos estabelecimentos, apos 15h estarão fechados. Restaurantes normamelmente estão fechados essa semana inteira.
A tradição em comemorar nem se dá no ato da passagem do 31 para dia 01 e sim comemorar o próprio dia 01 de Janeiro. Nem precisa se vestir de branco e tomar champagne, mas como em todos os lugares onde são comemorados, os hábitos culinários se fazem presentes.
Não falaria em superstições, pois passaria a conotação de algo fútil como nao passar debaixo da escada. É algo que envolve religião e respeito.
Ozoni, uma sopa japonesa com sabor delicado com bolinho de moti, é um prato típico aguardado nesse dia. O próprio bolinho de moti (kagamimochi) é colocado um sobre o outro e colocada nas entradas das casas assim como tres ramos de bambus decorados(kadomatsu) e um punhado de sal tambem indicando purificação nas casas ou entradas de fluídos positivos.
É dia de receber toda família e amigos em casa com um banquete. A muito mais sobre esse costume onde sei uma aprte apenas e agora vi outro costumes que são feitos no Japão.

Faremos isso amanhã. A mesa é FARTA!!! Ela fica posta o dia TODO!
Quer compartilhar?!?!?
Aguarde que colocarei as fotos ao vivo.
Por enquanto, FELIZ ANO NOVO!!!!!

Aguarde o ano do dragão. Veja aqui o que fala do signo chinês



quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

FELIZ NATAL !! MERRY CHRISTMAS!!!

Já estou pronta para o Natal. Casa enfeitada, presentes comprados, embrulhados e já embaixo da árvore, cartões de Natal enviados e menu planejado para a festa em casa para alguns amigos no dia 23.


Já mostrei como é o Halloween aqui e o Natal não poderia ser diferente. As casas são bem enfeitadas por dentro e por fora. É uma tradição aqui pendurar meias na lareira para cada membro da família e pequenos presentes são colocados pelo Santa no dia de Natal.

Apesar da internet, ainda recebemos muitos cartões de Natal, geralmente com a foto da família. Uma tradição que eu gosto bastante.
Presépio e o Papai Noel

árvores de Natal no quarto do meu filho e da milha filha

Vasinhos na janela da cozinha

Desejamos a todos um Natal Maravilhoso, com muita fartura e comilança e alegria!!!

Cyntia, Cláudia e Katia


quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Um jantar especial

Neste final de ano meu filho e seus amigos foram servir um jantar em um shelter. Muito legal o lugar que abriga somente famílias com crianças. Se não existisse um lugar desses muitas famílias provavelmente estariam dormindo na rua.

Até eu ajudei a servir a sobremesa

O chef que preparou uma comida bem gostosa e todo muito saboreou inclusive nós depois que terminamos de servir o jantar.

o salão de refeição



Depois do jantar jogamos bingo com todos os residentes

E esta menina que vinha toda hora me pedir para carregá-la. Que fofa!

Também neste Natal, adotamos uma família onde eles fazem uma lista com os pedidos. O que precisam, o que gostariam de ganhar e uma coisinha para colocar na meia, que aqui é tradição. Estas são as meias de enfeite que ficam penduradas na lareira.


E isso foi o que eu comprei. Quase tudo que pediram, só não deu a bicicleta que o pai pediu, mas isso ele vai ter que pedir para o Papai Noel. rsrss

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Bolo de côco de tabuleiro

Peguei o côco fresco (nesse recipiente dois côcos) e acrescentei aproximadamente 400ml de agua e liquidifiquei rapidamente.

Bati rapidamente para aproveitar o coco fresco em lascas no bolo. Peneirei e pronto : o leite de côco estava feito - simples assim. A parte do coco peneirado reservei para depois de fazer a misturas dos ingredientes no liquidificador, adicionei misturando apenas com a colher.



Zona na cozinha para limpar esse côco





Bolo pronto. Ele fica úmido e cremoso. Fácil de fazer.




Praia do Forte -80km de Salvador(BA)
Qdo vi o Sr Tartaruga andando com um chapéu repleto de tartaruguinhas, chamei o pois não acreditei que em plena Praia do Forte, onde há preservaçao das tartarugas, uma pessoa podia vender tal preciosidade.
Com aquele sol danado, o bicho estava com um brilho intenso parecendo que estava molhado. Qdo ele apoiou na minha mão, caiu a ficha! Papel Marchê. Trabalho incrível. Parabens Sr. Tartaruga como ele prefere ser chamado.

Ingredientes:


100 g de coco fresco

3 ovos inteiros

1 leite condensado

200ml de leite de coco

2 colh de sopa de manteiga


Foi com essa receita que aproveitei o côco fresco e o leite de côco natural mencionada no post anterior.

Bata todos os ingredientes no liquidificador, menos o coco que deve ser acrescentado no final e misturado com uma colher para preservar a textura íntegra.


Untar um refratário e colocar a mistura liquidificada.

Levar ao forno à 180C de 20 a 30 min. Qdo ficar um pouco dourada na camada externa, ja retiro do forno para ela permanecer úmida. Quem gostar de cocada mais seca, deixar mais tempo.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails