Páginas

domingo, 27 de fevereiro de 2011

Arroz

capa do livro - edição de 2008


Pilaff (Oriente médio) ou Pulao( India)
Sopa de arroz com mexilhão, camarão e chouriço à moda espanhola
Rolos de papel arroz com salada de carne de vaca à moda tailandesa. O papel de arroz seco é hidratado e dentro tem pedaços de ossobuco, capim limão, hortelã, molho de peixe, coentro, suco de limão e kecap manis(molho de soja doce)


da esquerda(superior) para a direita; talhari, de arroz fresco,garrafa com sake, vinho de arroz chines(xaoxing),talharim de arroz seco, bolinho e bolachas de arroz sobre papel-arroz, aletria seca de arroz(esquerda).



tarte de arroz e pimentão assado (Europa) - vai queijo camembert,arroz integral, arroz selvagem,manteiga, caldo de vegetais- a base do quiche é o arroz.
Pirozhki ( Russo) - recheio vai cogumelo, arroz de grão miúdo,endro e salsa e um ovo.
Inari Sushi (Japão) - o interior vem com arroz e esse saquinho castanho é a base de tofu ou seja soja
Idis (India) -220g de urad dal(espécie de feijões parecidos ao feijão-da-China;qdo inteiros,podem ser pretos e verdes, e brancos qdo abertos ou sem pele.São oriundos do sul da India;100g de farinha de arroze 1 colh de cha de semente de fenach - são colocadas numa penal propria e cozida no vapor- usado como acompanhamento de pratos com bastante molho


O famoso oniguiri - bolinho de arroz japones que faz parte do culinária japonesa- ADORO!!
Bolinhos de risoto com maionese de limão em salmoura(Mediterrâneo e Médio oriente)


Esse prato faz parte do Sudeste da Ásia. Sopa de talharim de arroz com pato.



Polo de cordeiro em camadas à moda Pérsia ( inclui fora o cordeiro, cúrcuma,canela moída, ameixas secas, damascos secos, espinafres e arroz tipo basmati)



Costela com mochi gome(arroz glutinoso chamado Mochi)no vapor (China)- esse faz parte do meu acervo - adorei essa com combinação

Pérolas(China) - arroz glutinoso,cogumelos secos, castanha d'agua,carne de porco, cenoura ralada, gengibre, vinho a base de arroz e molho de soja. É colocado no vapor
.
Esse bolinho tb faz parte do meu acervo(Chines). É um bolinho doce a base de mochi. Ele é frito e dentro tem recheio de feijão azuki. Esta polilhado com farofa de castanha.


Interior desse bolinho com feijão azuki. É uma delícia, mas é um pouco pesado. Se voce teve uma refeição leve, esse merece como sobremesa.
Torta di riso(Mediterrâneo e Oriente Médio) - torta doce que vai arroz arbóreo,passas,conhaque, natas, baunilha e canela
Bolo de arroz - estava na parte da EUROPA e leva damascos, gengibres cristalizados, licor de amendoa, arroz arboreo, leite, natas, raspas de casca de laranja, vagem de baunilha, açucar, creme fraîche, gemas e amêndoas picadas torradas. Na Europa tb vemos facilmente arroz doce. No livro há várias receitas ate feitas no forno . Esse tipo de sobremesa é facilmente encontrado. Vi até na Alemanha.


Ganhei um livro que é minha cara. O título já me conquistou: "O Livro Essencial do Arroz". É um livro de edição portuguesa de 2008 e a distribuição exlusiva da editora PAISAGEM.
Por estar em portugues, de Portugal, é muito fácil de acompanhar.
Fala de vários produtos a base de arroz como o talharim seco e tb o fresco, folha de arroz, farinha ,vinho,vinagre e bolinho mochi, tipos de arroz e receitas utilizando essas variedades no mundo todo.

O arroz é cultivado em 112 paíse porém é na Ásia que se produz 90% de todo o mundo e é onde é mais consumido. Tem muitas cores( preto, branco, vermelho e castanho), vários tamanhos (miúdo,agulha e redondo), consistências (gomoso e glutinoso) e formas (grão, triturado, tostado, flocos e moído). O arroz branco não é só se conserva melhor como também é mais apreciado do que outras variedades de arroz.

Hoje nos supermercados há uma variedade que cobre as utilizações básicas. De uma maneira geral, o arborio é bom para risotos e paellas; um fragrante arroz de jasmim que é perfeito para pratos do Sudeste asiático; o basmati para pilaffs e refeições indianas; assim como o arroz miúdo, agulha e integral.
Há vários pratos no livro com belas fotos mas não achei o que diz respeito a nosso blog: chá com arroz - japa clássico!!! rsrssrs



domingo, 20 de fevereiro de 2011

Cupcake salgado: carne moída, kabotcha e gengibre

massa mais consistente mas nào pesada
A massa desprende da forminha e fica com aquela casquinha devido o queijo ralado. Quente é muito bom. Achei que fica com aparencia largada e parei de fazer com cobertura de carne e coloquei queijo ralado apenas;




meu sanduichinho que dividi em tres parte o pão para ficar mais fácil de abocanhar. Guardo a caixa de acrilico do Ferrero Roche para transportar e servir



Coloquei bandeirinhas que cortei um papel na hora e escrevi correndo e colei no palito de dente; Na Barra doce vende com dizeres bonitinho e custam R$5,00


Na minha cabeça (suposição apenas), o cupcake não deveria ter a mesma massa de bolo colocado apenas em forminhas de papel e com cobertura, por isso procuro receitas americanas pois foi de lá a origem. Precisava de uma receita para um cupcake salgado. Procurei rapidamente na internet e caia sempre em receitas doces mesmo usando legumes como abobora. O jeito foi adapar e deu certo. Mesmo depois de dois dias que seria hoje, comi meu cupcake no cafe e está com a massa que facilmente pode ser preparada com antecedencia e servi-lá frio.
Massa:

1/2 tablete ou 100 g de manteiga (usei da Vigor 50% manteiga+50%margarina);
2 ovos;
50g de queijo parmesão ralado;
2 xícaras de farinha de trigo peneirado (usei RESERVA Dona Benta -mais fino);
1 xícara de sour cream ( acrescento duas colheres de limão ou vinagre no creme de leite fresco)
1 colher de sopa de fermento

Cobertura ou recheio:
1 cebola pequena + 2 dentes de alhos picado;
350 g de carne moído;
1 cenoura pequena picada bem pequena;
1 xíc de kabotcha (abobora japonesa) picada pequeno tb;
1/2 lata de milho verde;
1/3 de pimentão verde;
1 colher de sopa cheia de gengibre picado bem fino;
2 colheres de cebolinha a parte mais branca bem picado;
1 colherer de sopa rasa de sal ;

- refogar cebola e alho e acrecentar depois de dourada a carne moída. Deixe ficar crocante e nada cru para depois salgá-lo junto com o gengibre. Acrescente depois a cenoura e mantenha a panela aberta com fogo medio para nao deixar criar caldo. Ja que esta bem picado, a cenoura amolece rápido. A seguir acrescente o milho e o kabotcha. O kabocha por ser mais doce, já dá um sabor diferente e gosto do crocante do milho e se caso a cenoura não amolecer totalmente, tb nao é problema. Mistura o restante e deixe esfriar.
PAra fazer a massa, a manteiga já é mole e acrescento na batedeira com duas gemas e deixo bater. A seguir, acrescento as claras inteiras e aos pocuos coloco o queijo parmesão. Tiro da batedeira e coloco aos poucos a farinha peneirada junto com o fermento e vou misturando com uma espátula. Nessa fase quando começa secar a massa, com uma colher de METAL, acrescento o sour cream e vou misturando com a mesma colher. Em todo livro qdo vejo falar do sour cream, fala em mexer com colher de metal. A massa fica mais consistente porem macia. Acrescentei uma parte do recheio na massa, sem mexer muito e levei com duas colheres para as forminhas de papel. Algumas coloquei a carne moída na cobertura tb e outros polvilhei com queijo parmesão. Deixei no forno médio por 20 min e retirei.

Levei para um cafe da manhã surpresa no trabalho para minha amiga que fez aniversário, junto com sanduichinhos de pepino(coloco sal antes para soltar agua e espremo), tomate , manjerição e requeijão para uma amiga. Fiz patê de ricota com hortelã, oregano, cebola, tomate e azeite

domingo, 13 de fevereiro de 2011

Tea Connection - casa de chá e lanches

Tem um mezanino charmoso com terraço tb.Eu estava sentada na frente onde há poltronas com uma mesa na altura ideal para ficar sentada por algumas horas.


águas aromatizadas oferecido gentilmente para degustação pelo provável proprietário devido seu sotaque. Adorei de melancia com pepino que na foto o vermelho, apesar que os outros eram de fácil agrado;

Iced tea - esse era de melão! Nesse calor, isso desce muito bem!

tortitlha de batatas - delicioso!!!! semelhante a tortilha esponhola que adoro



sou de carne preparado no wok -Tem tres opções de pratos quentes preparado na hora

salada com abóbora kabotchá. Deliciosa mistura, combinação e sabor num bowl com tamanho

ideal bagel multi grãos com salmão defumado, cream cheese,rúcula,abacate e dill. Espetacular!


bolo com massa de brioche- achei um pouco seco, mas bom sabor


bolo de chocolate com doce de leite e polvilhado de chocolate em pó -achei doce demais par ameu gosto, pois não gosto muito de doce

Esse se chama SCONE da vovó. Dos tres, achei o melhor pois é um bolo simples e todo crocante por fora e pedi para acompanhar com geléias de frutas vermelhas. Achei delicioso;



Abriu uma nova casa descolada em SP, mais precisamente na Al Lorena uma quadra antes da Casa Santa Luzia.
Andar nessa região, faz esquecer que passear no shoppings nunca é uma boa alternativa.
Saímos do cinema e por ser quase próximo das 16h e sem almoço, foi nossa escolha.
Casa com ambiente agradabilíssimo, oferece chás diversos do mundo todo, mas sem aquela cara de CASA DE CHÁ. Moderno, com cores verde limão e branco,com vários garçons e nova proposta, faz acreditar que tem tudo para dar certo.
Juan é o nome do proprietário aqui de SP onde depois de ver o site, vi que há várias casas em Buenos Aires, principalmente nas regiões atraentes de Palermo e Recoleta.
Adorei a entrada sugerida pela mminha amiga Cris ao ver o cardápio: tortilhas de batatas com salada. Parecia aquela classica tortilhas espanhola. Quantidade suficiente para dividir em tres. Devorarmos com prazer. Os iced teas com raspadinhas foi nossa tentação com melão e chá verde. Ofereceram gratuitamente uma amostra de mix sucos que adorei o de melancia com pepino, porém outros dois um de mamão e outro de maracujá estavam muito bom.

Eu pedi um prato quente para apaziguar meu estomago que estamava de jejum ate esse horario. Preparado no wok chamava sou de carne. Pedimos tb salada e sanduiche.Achei o sanduiche muuuito bom e a salada muito agradável, com misturas otimas e sabor leve.
de sobremesa, achei o melu scone o melhor pois era leve e quentinho e crocante que justifica o nome " da vovó!"
Volto lá facilmente. veja o site do Tea connection

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Zena Caffé




nessa ultimo sabado achei a massa da focaccia("Fantasia de focaccia") melhor que da primeira vez, pois estava muito macio e mais alto do que esse da foto, mas achei bom da primeira vez e com a cobertura, melhor aindabruscheta di focaccio con bresaola e mozzarela

balcão


para começar.....
ambiente
Nhoque com queijo Stracchino ( queijo típico da região da Lombardia - sabor adocicado com leve acidez)

Linguini com frutos do mar (queijo grana padano ralado na hora)


sacripantina ou seja, tiramissu genoves - delicioso!

CAFE PARA TERMINAR!!!

Conheci Zena Caffe (mesmo proprietário do Piselli) em abril de 2010 e retornei nesse sabado passado e lembrei que não havia postado. Restaurante italiano onde homenageia Gênova, com cores, sabores e história. Achei o lugar agradável, despretencioso, com um espaço aberto e decoração que faz jus o que ele tenta passar. A comida, achei deliciosa. Comecei pelo focaccia 'onde a massa é leve, macia e saborosa. Queria aprender fazer essa massa.

Escolhemos dois pratos princiapai: nhoque com queijo Stracchino e linguini com frutos do mar. Ao procurar as fotos do ano passado qdo estive lá, nem acreditei que pedimos a mesma coisa desse último sábado e comi relembrando apenas o nhoque. Esse linguini ao frutos do mar é espetacular. O nhoque é o prato mais pedido da casa somente para ressaltar. O sabor dos frutos do mar marcante e leve faz eu acreditar que cada um tem suas preferências em escolha de o que é uma boa pasta.

Sobremesa dessa vez, provei o canoli. Doce lançado apenas há uma semana, é um canudo crocrocrocante com recheio de ricota.

Ambiente bom para conversar com amigos.
No menu há destaques para saladas orgãnicas com sabores balanceados ;

Rua Peixoto Gomite 1901, Jd Paulista (quase esquina com Oscar Freire)

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Cuscuz de Abobrinha




Receita do cuscuz de abobrinha que aprendi da mãe no Natal.
Eu adoro cuscuz, mas sempre faço de frango, peixe ou camarão. Nunca tinha comido ou feito um de abobrinha.
Gostei, assim posso fazer para acompanhar uma carne, um peixe ou um frango.

Ingredientes:

- 1 xícara (café) óleo (coloco menos)
- 1 xicara de (chá)de azeite
- 6 dentes de alho amassado
- 2 cebolas picada
- 3 tomates grandes sem pele cortadas em cubinho
- 1,3 kg de abobrinha picada
- sal
- molho de pimenta
- 1 xicara (chá) farinha de mandioca crua
- farinha de milho amarelo em quantiade suficiente
- cheiro verde picado
- 2 0vos cozidos para enfeite
- sardinha em lata para enfeite
- azeitona pretas





Primeiro deixo dourar a cebola e alho no azeite/óleo



Acrescento o tomate e deixo refogar mais um pouco. Depois coloco a abobrinha.



Quando a abobrinha estiver macia acrescento a farinha de mandioca e a farinha de milho.

Depois é só colocar na forma untada com azeite com os ovos fatiados e sardinhas para enfeitar.

Eu gosto de deixar um pouco mole, pois quando esfria endurece.