Essa receita eu peguei do livro da Hatsue Sato que minha avó sempre usava.
Primeiro piquei uma cenoura, 6 vagens e 3 shitakes já deixados de molho. Esses legumes podem variar, colocar mais ou menos, ou só o arroz.
Depois, coloquei tudo em uma panela e juntei 1 copo de nidashi, 2 colheres de sopa de açucar, 1 colher de chá de sal, 2 colheres de sopa de shoyu, 1 colher de sopa de saquê, uma pitada de aji-no-moto, o caldo que o shitake hidratou, e levei ao fogo até reduzir. Reserver para misturar com o arroz.
Cozinha-se o arroz para sushi.
Para cozinhar 1 kg de arroz, junte 1 1/2 litro de água e 1 colher de sopa rasa de sal. A quantidade do líquido a ser acrescido, no entanto depende muito do arroz.
A proporção dos temperos varia de gosto, de doces a ácidos. Esse eu fiz mais suave.
- 120g a 150g de vinagre ( vinagre branco de vinho ou de álcool)
- 1 colher de chá de aji-no-moto
- 2 colheres de sopa de açucar
- 1 colher de chá rasa de sal
Cozinhe o arroz como de costume, deixe a panela tampada por alguns minutos e depois , retire o arroz numa vasilha larga. Regue-o com a solução preparada, forme um monte de arroz e deixe-o por um minuto sem mexer. Em seguida revolva-o rapidamente com uma colher de pau, ventilando o arroz e misture com os legumes cozidos e reservados.Deixe esfriar.
Cozinhando o "aburague"
Aqui eu usei um pacote inteiro. Primeiro corte cada um em 2 , depois corte o interior, com cuidado para não furar, abrindo-os. Ferva 1 litro de água com 1 colher de chá cheia de sal e vá mergulhando e retirando os aburague, poucos de cada vez, e escorra toda a água.Junte os seguintes ingredientes numa panela:
-4 copos de caldo fino de peixe seco
- 5 colheres de sopa cheias de açucar
- 2 colheres de chá cheias de sal
- 3 colheres de sopa de shoyu
- 2 colheres de sopa de saquê
- 1 colher de chá de aji-no-moto
Arranje os aburague dentro deste molho e cozinhe-os no fogo médio até secar. Antes de ficarem secos, revire-os uma vez.
Recheie os aburague com o arroz sem cobrir muito.
Depois joguei por cima um pouco de gergelim
adoro! Já tentei fazer a receita que minha vó me deu, mas não ficam iguais aos dela....
ResponderExcluirbjo,
Nina.
Que delícia, Katia! Também adoro mas nunca ficam bons como de minha avó ou mãe! Vou tentar sua receita qualquer hora! Bjs
ResponderExcluirHumm que delícia!!!
ResponderExcluirOi, achei seu blog pelo google está bem interessante gostei desse post. Gostaria de falar sobre o CresceNet. O CresceNet é um provedor de internet discada que remunera seus usuários pelo tempo conectado. Exatamente isso que você leu, estão pagando para você conectar. O provedor paga 20 centavos por hora de conexão discada com ligação local para mais de 2100 cidades do Brasil. O CresceNet tem um acelerador de conexão, que deixa sua conexão até 10 vezes mais rápida. Quem utiliza banda larga pode lucrar também, basta se cadastrar no CresceNet e quando for dormir conectar por discada, é possível pagar a ADSL só com o dinheiro da discada. Nos horários de minuto único o gasto com telefone é mínimo e a remuneração do CresceNet generosa. Se você quiser linkar o Cresce.Net(www.provedorcrescenet.com) no seu blog eu ficaria agradecido, até mais e sucesso. If is possible add the CresceNet(www.provedorcrescenet.com) in your blogroll, I thank. Good bye friend.
ResponderExcluirHummm maravilha de receita!
ResponderExcluirBeijos e ótima semana!
Nunca fiz comida japonesa/oriental em casa, aqui em casa só eu me aventuro por estes sabores, então...
ResponderExcluirDeixei anotado!
Beijinhos,
oi nina e akemi, os meus também não ficam igual ao da vó, mas dá para matar a saudade assim mesmo.
ResponderExcluirnani, ótima semana pra vc tbem.
laurinha, pode anotar e se aventurar, pois não é dificil não!
bjos