Páginas

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Etiqueta japonesa e dashi




missoshiru com dashi de kombu


Doce manju




prof Lumi Toyoda


chef carlos ribeiro

dashi com udom, tamago(omelete com açucar e uma pitada de sal),tikuwa(processado de peixe)e tofu


Fui ao curso de etiqueta japonesa da famosa prof. Lumi Toyoda com a participação do chef Carlos Ribeiro no Casa Gourmet. Quem não conhece a casa, vale a pena conhecê-lo, pois há cursos gratuitos e de ótimo nível tanto de gastronomia como voltados para casa(feng shui, arranjo de flores,etc) . A casa é muito bem equipada e decorada. É da própria ARNO, empresa de eletrodomésticos.

Chef Carlos, viveu no Japão por dois meses . Iniciou ensinando o DASHI, o caldo importante para vários pratos japoneses. Preparou um missoshiro com o dashi de kombu e depois um udom. No dashi, ele usou o kombu e o katsuobushi(flocos do peixe bonito- vende num pequeno envelope que vemos no restaurante servido com tofu ou horensso- mostarda japonesa).Com isso a professora Lumi Toyoda ao mesmo tempo, ensinava como manusear o ohashi(palito japones), preparar a mesa, como segurar o owan(tigela japonesa),yunomi (xícara par tomar chá) e como se postar para tomar desde um simples caldo(pode fazer barulho e levar a boca) como também comer um sashimi e sushi.

Interessantíssimo pois sempre há algo novo para se aprender, como o sushi que não se molha o arroz e sempre o peixe.Ou no sashimi, o wasabi nunca vai misturado ao shoyu e sim apenas nas costas do peixe para saborear o puro sabor do shoyu junto com o peixe picante.
Falou também do quinto sabor(ora o amardo,azedo, doce e salgado) que na comida japonesa sempre promove: Umami: sensãção de querer comer mais(ex: esses caldos). Na de verdade, é o sexto sabor, como ela disse, pois há o picante.

Ela falou do equilíbrio do nabo(presença de ótima enzima digestiva) que serve com um sorbet, pois quando comemos um tipo de sashimi, para provar o outro, o ideal é comer o nabo ou até o gengibre, para anular o sabor e sempre comer o peixe mais leve para o mais forte.
Finalizamos comemos doce manju, yokan(doce com feijão azuki) e muguicha(chá).

O curso foi de 2 horas e meia.
É pouco para o assunto, mas suficiente para saber que temos sempre que aprender.

9 comentários:

  1. Rumi chan,Você fez barulhinho para saborear o udon???Isso pode até fazer parte da cultura mas no
    início foi difícl me acostumar!!!
    Nossa tirar dashi com kombú .....que vergonha só uso hondashi !!Tento seguir o slow food e slow life mas é difícil...
    Mas que um dashi bem caseiro é saudável hein!!!
    Que curso bacana!!
    e de graça...oba!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. valeria, realmetne o barulhinho faz parte, mas não consigo fazer como os japas fazem. E o hondashi tb uso direto.mas o chef Carlos, fez tudo na hora do curso. ele preparou o dashi com o Kombu(japones)com katsuobushi apenas passado no caldo para um grupo de 50 pessoas ,na hora.Nunca usei o katsuobushi para preparar o caldo. Ele colocou na peneira e deixou no caldo e depois tirou. Ele falou do quinto sentido do sabor que na comida japonesa sentimos muito: UMAMI: sensação de quere comer mais!!beijocas, Rumi

    ResponderExcluir
  3. menina,
    acabei esquecendo.mas quero fazer os cursos da parte da tarde....fica mais fácil....à noite o problema é ir.....beijão.......
    deve ter sido bom mesmo..depois ensina tudo pra gente....

    ResponderExcluir
  4. Que legal!
    Vou falar para a minha mãe fazer tbém!!
    Eu tbém nunca usei o katsuobushi , só mesmo missô e hondashi.
    É só ferver com o kombu e katsubushi e depois tirar?
    bjinhos

    ResponderExcluir
  5. Helo, qdo der, faça o curso>
    katia, o kombu ele pede par acolocar na agua fria e logo por para ferver.Qdo dobrar o volume, pode retirar e aí que passa o katsuobushi para dar um tchan!!!
    bj
    ru

    ResponderExcluir
  6. adorei essas dicas, nunca omi comida japonesa, mas um dia concerteza vou experimentar e ja sei como me portar...

    abraço

    ResponderExcluir
  7. Clau , pena que perdi o curso ,
    eles vão repetir o curso? ou vc vai fazer um particular pra suas amigas da cerâmica , eu , a Rita e a Helô já estamos inscritas hehehhe, bjo ,Icila.

    ResponderExcluir
  8. Crau...também queremos,não é superpoderosas?????????
    bjs com etiqueta,
    JAki

    ResponderExcluir

Obrigada por deixar seu comentário!