Páginas

sábado, 26 de novembro de 2011

Como abrir o côco

numa das extremidades do côco há tres depressões onde espetando com uma ponta de faca afiada, haverá apenas uma mais mole onde perfuramos para tirar a água de côco no côco maduro; Já sei,já sei, nessa foto parece uma cara de um mico.




Depois de esvaziada, levamos para o chão para abrir o côco. Se quiser, coloque num saco plástico e bata na superfície dura. Uma vez aberta, colocar na chama para destacar a parte interna. Fica muito fácil destacar



Destacar com a faca= fáááácil . Nesse momento , a película marrom será destacada com o côco. Depois basta descascar essa película para o côco ficar limpo.



agua de côco retirado



côco descascado- retirei a película marrom com a faca




LAdo esquerdo reservei o leite de côco e outro saco é o côco fresco natural que não usei e levei para congelar


Bolo de tabuleiro com o côco e leite de côco fresco




Sou paulista e abrir côco maduro nunca fez parte de minhas aventuras.

Nunca pensei em abrí-lo e se precisar, vou a feira buscar o côco fresco. Fora isso, por que motivo fazê-lo?!


Fui ao litotal baiano recentemente e a Aida, dona da barraca Maré Alta em Imbassaí foi quem nos preparou a moqueca. Ela usa leite de côco e azeite de dendê natural, feito por ela mesma do côco tirado nas nossas costas. Esses dois ingredientes não é de agrado de meu marido, porém já que ela disse que ele iria gostar, deixamos ela preparando.



Cá pra nós, nunca soube e nem tive curiosidade em saber como era feito o leite de côco. Ignorância a minha, mas era sempre engarrafado e pronto final.


Só que aquece sabor um pouco engordurado e enjoativo, desaparece com leite de côco natural. E o mesmo acontece com o azeite de dendê. Não preciso dizer que meu marido aprovou e ganhei em troca dois côcos maduros de Aida para eu preparar em SP. Já comeram bolo de côco de tabuleiro, ou cocada de tabuleiro ou coisa de gênero? Eu já e ela falou para preparar esse doce com o côco presenteado e preparar o leite de côco.



O côco ficou na pia tres semanas e esqueci de perguntar como quebrá-lo. Furadeira, martelo, soltando do alto do edifício, sei lá, não sabia como. Minha faxineira viu e falou para soltar a agua primeiramente. Putz, como seria isso. Aí ela mostrou os tres furos na porção lateral do côco e com a ponta de uma faca afiada ela sentiu qual era mais mole e espetou facilemte onde a água foi retirada numa xícara. E para abrir o côco? Ela queria quebrar no chão. Obviamente, falei para ir na saída de emergência do prédio e quebrar no chão isento de revestimento. Em duas atiradas, já estava quebrado. Muito fácil. E lá vem outra pergunta: comecei a tirar o côco de dentro e era muito duro, difícil e será que era isso?!?!? Aí ela pediu para por na boca do fogo a casca com o côco fresco e tudo apenas para esquentar e depois pegou a faca e o côco destacou FACILMENTE. Caramba, isso é coisa de profissional!!!! Agora bastava descascar o côco da parte marrom(película) para o côco ficar branquinho;


Fiquei o dia todo falando para todos que abri um côco e fiz leite de côco. Senti uma ignorante total!

Quer a receita de como fazer o leite de côco??? Ou do bolo de tabuleiro???


A seguir cenas do próximo capítulo!

2 comentários:

  1. Ru, fiquei curiosa. Tbém quero fazer o leite e o bolo.
    tô esperando....
    bjs

    ResponderExcluir
  2. eu quero é comer o docê...ahahahah
    ummmmmmmmmmmm...será que vc vai na cerâmica..ahhahah

    ResponderExcluir

Obrigada por deixar seu comentário!