Páginas

quarta-feira, 23 de maio de 2012



FELIZ ANIVESÁRIO MITI 

                                             Parabéns !! Desejamos muitas felicidades!!!

     Esse bolo é NOOOSSO: da chef Ana Lucia Carpinelli para vc!!

domingo, 20 de maio de 2012

Balik Ekmek, sabem o que é isso?!


Imagem de Istambul, Turquia no inverno de 2012, do alto do Torre de Gálata, onde temos  visão geral de Istambul  de algumas  mesquitas nessa foto ao fundo e  o mercado de especiarias logo atravessando essa ponte chamada ponte de Gálata. Essas embarcações fazem tour na região e exiatem dois barcos que ficam ancorados do outro lado onde eles vendem sanduíche de peixe. É fantástico a venda desses saborosos sanduíches. Na ponte, há uma calçada apenas de um lado e o  trem  junto com outra pista de veículo também atravessam . Onde há essa calçada, muuuuitos pescadores  ficam o dia todos pescando diversos tamanhos de peixes, mas todos que acomodem  num balde, pelo menos era o que vi..  






Os pescadores ficam na parte de cima da ponte e na parte inferior, existem vários pequenos restaurantes e  qdo chove foi por ai que atravessava a ponte..Por baixo, vemos tantas linhas das varas dos pescadores que viram uma cortina.



Vou achar a foto do barco como um todo, que é hiper iluminado e decorado.  Essa foto é  opróprio barco ancorado em uma das margens  com a chapa  repleta de peixe, onde eles montam o  BALIK EKMEK e passa para a pessoa que fica à margem



Esse é o peixe cru colocado na chapa. Não sei o nome.










Esse é o peixe grelhado colocado no sanduiche chamado BALIK(peixe) EKMEK(pão). Esse eu comprei de uma barraca ao lado da feira de peixe frescoque fica de um lado da ponte no bairro ainda de GALATA.. Se eu atravessasse, encontraria as duas embarcações repletas de peixes na grelha. Voces não tem idéia do volume de peixe que é vendido. Tem barracas de picles , milhos que junto com sanduíche, fazem o par perfeito(mas não comi) pelo que via as pessoas colais comendo em peno DOMINGO. É LINDO!

Essas são as bancas de peixes. Todos os peixes são acomodados em bacias com agua corrente ou sobre folhas verdes não deixando cheiro algum. Algumas barracas alem de vender o peixe fresco,  vendem alguns pratos típicos com os peixes
Peixes pequenos fritos parecendo o nosso manjuba - Comi fácil uma porção(enorme porção)













Foto do meu vendedor,colocando junto com peixe(peixe agua salgada, sem espinho, gordo e saboroso- DELICIOSO), cebola, pimentão e salsinhas(usam bastante salsinhas nas saladas- salsinha inteiras, sem picá-los) junto com um baguete.Os pães são fantásticos!! |Ao fundo a direita, vemos o que suspeitamos de nosso "churrasco grego", que era servido de uma maneira totalmente particular, nada parecendo com nosso sanduíche que prefiro nem existe isso lá. Só os aspecto de carne prensada  no espeto e assada






Essa foto é de uma banca de peixe(todas de agua salgada- veja o preço onde a LIRA TURCA que  corresponde igual valor do real.


Esse era meu BALIK EKMEK - sanduíche de peixe - MUUUUITO BOM!!!! 5 Liras turcas= R$5,00- nem pensem que tem gosto de peixe forte ou coisa do tipo. VALE A PENA COMER!



Reparem nas cores da brânquias que eles propositalmente deixam aberto - VERMELHAS = frescas!!!


Essa lula, não tinha nome na bacia mas creio que é do tipo chamado SÉPIA pois ela é mais triangular, carnuda e saborosa.


terça-feira, 15 de maio de 2012

Wasabi no chocolate??

Alguem conhece como é o wasabi original??? Eu sinceramente não conhecia por isso valeu a postagem.
 Isso é foto de um wasabi de verdade ou raiz forte japonesa. Minhas duas amigas Kiyoe e Heloisa foram ao Japão para ver o sakura  e foram atras do verdadeiro wasabi e nos trouxeram para provar. Não foi fácil achar e nem barato, segundo elas.
Elas trouxeram o ralador próprio e provamos fresquinho .
De presente, Heloisa comprou o Kit Kat sabor wasabi e cheese cake para provarmos. Curiosa combinação de tão bom que era.

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Restaurante FEED FOOD

Dia para almoçar na rua e em lugar aberto. Escolhemos o novo restaurante  FEED FOOD, dentro do Cartel 011 por   proporcionar um "quintal" agradável em plena Rua Arthur de Azevedo. Aberto há dois meses, o casal de chefs presente no dia, comanda a casa e dá um bom exemplo de anfitriões.Gosto disso.


visual da casa com iluminação direta natural
frente do Cartel entrada cortesia: focaccia de tomate seco
Falaram da ótima coxinha de mandioquinha e empada. Resolvi pegar a empada por ter porçao menor(2).Mas queria provar a coxinha tb(6 unidades). Sugestão: poderia ter uma porção com duas empadas e duas coxinhas.Adorei a empada de frango Massa podre, sem estar engordurada. Otimo ponto e recheio cremoso.




Entrecote acompanhado de gateau de legumes e queijo de cabra R$34,00. No início estava macio, mas depois estava meio duro.Ao fechar a conta,o funcionário perguntou se estava tudo certo e preferimos fazer um comentário construtivo: a carne no meio estava dura, mas falamos isso pois sei que tem como ser melhorada.




Pedi a massa e posso dizer que decepcionei. Não pelo prato em si, mas pela escolha. Nem pensei o que era fusilli. Simplesmente queria comer massa e podia ter escolhido o yakissoba que tinha um aspecto lindíssimo, mas fui logo pedindo a primeira massa que vi no cardápio sem pestanejar. Obviamente, quando veio o"parafuso" veio em  minha mente, massa de buffet de festa infantil. Mas salvo pelo molho de tomate natural e uma rúcula fresquinha para quebrar.




Chef Victor Vasconcelos - Tirei foto da Adriana mas ficou escura.
Pudim fantástico de tapioca com baba de moça.  Leeeeve. Pitanga com chocolate por cima lindinho.

Rogel com doce de leite argentino. rogel é uma pequena massa crocante fina parecendo hostia .era intercalada de doce de leite argentino e merengue por cima.

Não conhecia esse espaço. Chama-se Cartel 011 que podemos dizer que é um espaço cultural onde encontramos no mesmo espaço: arte,design, eventos de música,moda(exemplo: linha exclusiva Jean Paul Gaultier para Levi’s),beleza, gastronomia (restaurante FEED FOOD), comportamento e cultura jovem. O Feed Food, é um espaço gostoso de quintal e  é comandada pelo casal Victor Vasconcelos(chef do bar Número) e banqueteira Adriana  Cymes (buffet Arroz de Festa). Segundo a reportagem da jornalista Ailin Aleixo, "o  menu, como o próprio Victor diz, é baseado no conceito de comfort food paulistana. Ou seja, tudo o que o paulistano curte comer – carne, risotos, massas, yakissoba, coxinha-, reunido de forma concisa e interessante." 
Ao fechar a conta,o funcionário perguntou se estava tudo certo e preferimos fazer um comentário construtivo: a carne no meio estava dura no meio, mas falamos isso pois sei que tem como ser melhorada.
Casa agradável para passar horas conversando com amigos.
Rua Arthur de Azevedo, 517 - Pinheiros

terça-feira, 1 de maio de 2012

Berinjela chinesa



Receita boa para comer no dia-dia com gohan bem quente.
Eu adoro berinjela e acho que cozinhar sem a casca fica muito mais fácil de digerir.
Usei 2 berinjelas japonesas, a porção é pequena.


Ingredientes:

- 2 berinjelas (usei a japonesa) descascadas e cortadas em cubos
- 1 colher de sopa de óleo de canola
- 2 dentes de alho bem picados
- 1 colher de chá de gengibre ralado
- 1/4 de pimenta dedo-de-moça picada
- 1/2 cubo de caldo de galinha ( usei 1/2 potinho de caldo knorr)
- 2 colheres de sopa de molho de soja
- 2 colheres de sopa de mirim
- 1 colher de sopa de açucar
- 1/2 colher de sopa de óleo de gergelim
- 2 colheres de sopa de cebolinha cortadas em rodelas finas



Cozinhei no vapor (deixar a água ferver primeiro) as berinjelas por 5 minutos. Retire do fogo e reserve.
Em uma frigideira coloque o óleo e deixe esquentar, acrescente o alho, o gengibre e a pimenta dedo de moça. Deixe fritar por um minuto , tomando o cuidado para não queimar.

Abaixe o fogo e despeje as berinjelas pré-cozidas. Refogue um pouco. Aumente novamente o fogo e adicione o caldo de galinha, o shoyu, o mirim e o açucar.  Deixe reduzir um pouco o líquido , uns 3 minutos. Apague o fogo, adicione a cebolinha e o óleo de gergelim, misture bem e sirva com arroz japonês.