Páginas

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Pavê de Chocolate




A receita do pavê eu peguei no site Panelinha.
Ficou uma delícia, apesar de ter ficado bem doce. Acho que não precisava colocar açucar . Já basta o leite condensado e o chocolate amargo.
Dá um pouquinho de trabalho, mas rende uma travessa grande.
A receita do site segue abaixo:

Para a base
Ingredientes
250 g / 1 pacote de biscoito champanhe
1 copo americano leite
3 colheres (sopa) de achocolatado em pó
2 colheres (sopa) de conhaque
200 g de chocolate meio amargo
2 colheres (sopa) de açúcar
2 colheres (sopa) de manteiga
1/2 xícara (chá) de leite

Modo de Preparo
1. Numa panela pequena, junte 1 copo de leite, o achocolatado e o conhaque e leve ao fogo médio. Quando ferver, desligue e deixe esfriar.
2. Com o auxílio de uma colher, mergulhe um biscoito champanhe de cada vez na mistura de leite com achocolatado e o conhaque por apenas 10 segundos. Retire, deixe escorrer o excesso e disponha o biscoito numa travessa retangular de tamanho médio. Repita a operação com todos os biscoitos, colocando-os uns ao lado dos outros até formar uma camada completa. Reserve.
3. Numa panela, coloque a 1/2 xícara (chá) de leite, o chocolate picado, o açúcar e a manteiga. Leve ao fogo baixo, mexendo sem parar até o chocolate derreter completamente. Desligue o fogo.
4. Com uma colher, regue a camada de biscoitos com a mistura de chocolate derretido. Espalhe bem a mistura com as costas da colher.

Para a cobertura
Ingredientes
2 latas de leite condensado
1 medida de lata de leite
3 ovos
1 caixinha de creme de leite
2 colheres (sopa) de açúcar

Modo de Preparo
1. Em duas tigelinhas, separe as claras das gemas.
2. Numa panela, junte o leite, as gemas e o leite condensado e leve ao fogo médio até ferver, mexendo sempre. Abaixe o fogo e continue mexendo. Quando o creme começar a desgrudar do fundo da panela, conte 5 minutos e desligue. Deixe esfriar.
3. Na batedeira, coloque as claras e bata até o ponto neve. Acrescente o açúcar e continue batendo por mais 3 minutos. Junte o creme de leite à e bata rapidamente para misturar por, aproximadamente, 30 segundos.
4. Na travessa com os biscoitos, despeje o creme de gemas e de leite condensado. Espalhe bem com as costas de uma colher. Cubra com o creme de claras e espalhe com cuidado, para que o pavê fique bem nivelado. Leve ao congelador por 1 hora e meia. Retire do congelador e sirva a seguir.

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Pintando Porcelana

Professora Elisa, ensina pintura em porcelana e Faiança.
Minhas peças são simples, mas a professora tem peças lindas!!!


foto 1 - Primeiro desenha-se com lápis na porcelana.
foto 2 - com uma Pena contorno todo o desenho
foto 3 - pintando só com tinta azul
Depois a professora queima a peça .

domingo, 22 de fevereiro de 2009

Sopa de milho chinês


Fui no restaurante CHINATOWN (postado aqui neste blog falando de restaurante cantoneses),num dia de chuva intensa e queria tomar apenas a sopa de milho. Já tive oportunidade de tomar e adorei, só que estava sem câmera. Agora registrei.

A sopa de milho é feito com um espesso caldo de galinha,milho e champignos que deixa um sabor delicioso. É uma combinação que nem parece oriental. meia porção é suficiente para quatro pessoas.Vem muuuito!! Prove em qualquer restaurante chines e depois me diga a sua avaliação.

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

UDON


Udon do marido , com costelinha de porco


o meu , sem costelinha

Preparando o omelete com um pouco de açucar e pitada de sal


Sempre fiz o caldo do udon com shoyu, saquê, açucar, caldo de peixe, mas sem nenhum óleo. Até que comi o da Tia Massako que era bem mais saboroso e vi que ela fritava cebola, alho, carne de porco, e mais algumas coisas que ela achava na hora.

Então resolvi fazer como ela, fritei cebola, alho, peguei uns pedaços de costelinha que tinha sobrado do almoço, e coloquei 2 copos de caldo de peixe seco, 1 colher de sopa (rasa) de açucar, 5 colheres de sopa de shoyu, 3 colheres de sopa de saquê, shitake seco, um pedaço de kombu, hondashi e pitada de sal .

Depois e só deixar ferver e colocar o udon.

Por cima do udon,coloquei horenso (só passado na água fervendo), tikua, moyashi, omelete e uma folhinha de nori. Ficou bem gostoso!

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Animais à vista










Fomos a um churrasco em Jundiaí e bem ao final da tarde, escutamos os gritos dos macaquinhos pelas árvores. As crianças pegaram a banana e ficaram com a mão estendida , quando surgiram um macaco, depois dois, tres e finalmente quatro , para devorar a fruta.

A frase vem naturalmente:"que bonitinho!!!"

Todos sabem que em grande centros como SP, animais silvestres, livres são raridades!!!
E aí, vem as crianças que reagem uns com medo e outro com vontade de tocar em tudo.

Parti para Sorocaba, para outra festa e qdo entro no buffet Casada Vovó, mais animais. Coelhos soltos, poneis, várias tartarugas d'agua num lago abaixo de uma ponte e uma gaiolinha com pássaros. Bem tematizado. Devido a chuva, disseram que muitos animais estavam presos, mas ficam soltos o dia todo.
Qdo saímos da festa, entregaram um pote de doce de leite para todos os convidados. Bem cara de Casa da Vovó.É muito bom sair de SP! Aproveitando, parabéns ao Lucas que fez 1 aninho!!!

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Simples jantar na casa da mãe

Arroz japones que não pode faltar ( panela japonesa elétrica)
Pepino(ptada de sal, açúcar e gengibre fresco)

Bolinho de bacalhau



talo de cebolinha entre duas milanesas de carne(espetada no palito de dente)


Nabo ralado para comer com frituras(tempuras)





sashimi com gengibre ralado ,cebolinha e shoyu(aproveita-se o canto dos peixes por ser mais fibroso)





raiz de bardana refogado com hondashio,mirim,shoyu, pitada de sal e açúcar)


sashimi



Jantar na casa da mãe ninguém recusa. Por isso, registrei aqui com fotos para mostrar o que minha mãe prepara para um simples jantar. Ela foi a feira e disse que o peixe estava bonito e barato e comprou apenas um pouquinho....Para mim isso é normal, pois ela sempre costuma dar uma olhada no peixe para ver o preço e se está fresco.Lula crua como sashimi sempre foi normal para mim junto com os peixes tradicionais. Adoro LULA com sashimi. Desta vez não tinha lula. Apenas salmão e atum(maguro).A apresentação sempre foi fundamental por mais que o prato seja pequeno.Normalmente no restaurnte vemos com o nabo cortado bem fino, mas na falta, qq coisa serve. No caso desse sashimi, para acomodar ela usou escarola.

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Lanchonete da Cidade


delicioso Milk Shake - bem cremoooooso!!

Tradicional cheese salada


Aparenta simples, porém um sabor fantástico!!!









Saí do serviço e fui conhecer a Lanchonete St Louis no sábado, mas cheguei 16:10h e o garçon avisou que acabara de fechar e reabriria logo as 18:30h. Por oferecer sanduíche, nem pensei que fecharia principalmente à tarde. A proposta da casa parece interessante , mas pena, fica para próxima. Estava com fome e não poderia comer muito pois a noite haveria mais uma festa, ou melhor, um jantar. Parti para Lanchonete da Cidade que estaria bem próximo. Fui apenas quando inaugurou. Quem não conhece, é interessante a proposta pois vc pode optar por um delicioso pão de baguete e o hamburguer é delicioso. Pedi um novo sanduíche de HOT DOG, chamado Rin Tin Tin. Pedi com pão de baguete, salsicha alemã (eu adooooro) com gosto de assado na brasa, um delicioso molho de raiz forte, cremoso pure de batata a leve salada alemã(de beterraba) junto. MEU DEUS, ADOREI!!! O pão estava crocante, a salsicha assada alemã fantástica e a combinação estava perfeita. Acompanha batata palha.

Esse vale a pena retornar para comer de novo.

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Etiqueta japonesa e dashi




missoshiru com dashi de kombu


Doce manju




prof Lumi Toyoda


chef carlos ribeiro

dashi com udom, tamago(omelete com açucar e uma pitada de sal),tikuwa(processado de peixe)e tofu


Fui ao curso de etiqueta japonesa da famosa prof. Lumi Toyoda com a participação do chef Carlos Ribeiro no Casa Gourmet. Quem não conhece a casa, vale a pena conhecê-lo, pois há cursos gratuitos e de ótimo nível tanto de gastronomia como voltados para casa(feng shui, arranjo de flores,etc) . A casa é muito bem equipada e decorada. É da própria ARNO, empresa de eletrodomésticos.

Chef Carlos, viveu no Japão por dois meses . Iniciou ensinando o DASHI, o caldo importante para vários pratos japoneses. Preparou um missoshiro com o dashi de kombu e depois um udom. No dashi, ele usou o kombu e o katsuobushi(flocos do peixe bonito- vende num pequeno envelope que vemos no restaurante servido com tofu ou horensso- mostarda japonesa).Com isso a professora Lumi Toyoda ao mesmo tempo, ensinava como manusear o ohashi(palito japones), preparar a mesa, como segurar o owan(tigela japonesa),yunomi (xícara par tomar chá) e como se postar para tomar desde um simples caldo(pode fazer barulho e levar a boca) como também comer um sashimi e sushi.

Interessantíssimo pois sempre há algo novo para se aprender, como o sushi que não se molha o arroz e sempre o peixe.Ou no sashimi, o wasabi nunca vai misturado ao shoyu e sim apenas nas costas do peixe para saborear o puro sabor do shoyu junto com o peixe picante.
Falou também do quinto sabor(ora o amardo,azedo, doce e salgado) que na comida japonesa sempre promove: Umami: sensãção de querer comer mais(ex: esses caldos). Na de verdade, é o sexto sabor, como ela disse, pois há o picante.

Ela falou do equilíbrio do nabo(presença de ótima enzima digestiva) que serve com um sorbet, pois quando comemos um tipo de sashimi, para provar o outro, o ideal é comer o nabo ou até o gengibre, para anular o sabor e sempre comer o peixe mais leve para o mais forte.
Finalizamos comemos doce manju, yokan(doce com feijão azuki) e muguicha(chá).

O curso foi de 2 horas e meia.
É pouco para o assunto, mas suficiente para saber que temos sempre que aprender.

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

na cozinha

compotas com queijo(uma delícia!!!!)
rabanada ao Porto com sorvete de paçoca e biscoito de castanha brasileira



Hideko e chef Carlos

nhoque de batata com ragu de galinha e quiabo



detalhe do arranjo de mesa

amigos

filet mignon com crosta picante de castanha penne com mix de cogumelo

risoto de limão siciliano


terrine suína e esqueci o nome dessa gostosura crocante


entrada


foto com Marcelo Katsuki e minha amiga Adriana

Arroz vermelho doce com goiabada acompanahda de castanha caramelizada e pasta de amendoim


preparando o prato de risoto

cozinha

Este é o novo restaurante gastropub com o chef Carlos Ribeiro e Marcelo Katsuki.
Em plena segunda-feira, junto a nossa professora de cerâmica Hideko Honma (as peças de cerâmicas do restaurante são dela) e mais alguns amigos - Ki, Helo, Adri, Sandra, Cassio, Icila, Agenor e Hideko, fomos conhecer a nova casa, na cozinha.
Lá também estava Tereza Paim (chef de cuisine baiana) . Eu não conhecia!!!
A entrada de foccacia de dendê, beiju de tapioca, pizza crocante e broa salgada, acompanhada de terrine suína feito na própria casa, estavam deliciosas que devoramos várias cestinhas acompanhada de um ótimo vinho branco que nem vimos o tempo passar. .

Meu prato principal foi mignon com crosta picante de castanha e baião de dois. Minhas amigas pediram penne de mix de cogumelo, risoto de limão siciliano e cubos de lombo suíno, nhoque de batata com ragu de galinha e quiabo. De sobremesa, provamos a rabanada ao porto com sorvete de paçoca e caramelo de agua de cocô. Esse caramelo é surpreendente!!! Colocamos na boca com sensação de que algo doce vai amarrar a nossa boca, mas é ligeiramente salina!! Provamos também arroz vermelho brullé com goiabada cascão.Booooooooooooooom!!
Durante a conversa, provamos também o bolinho de arroz com gengibre.
Para terminar, Marcelo Katsuki, surge do nada e depois de comprimentar, oferece as compotas de jaca,buriti,umbu,araça e caju acompanhada dos queijos morbier,queijo minas e gorgonzola. Muuuuito bom!! Gostei do Morbier com araça!!!
A minha professora pede gentilmente para o Marcelo tirar uma foto comigo. Arigato!!!! Fiquei com sorriso ate a orelha. Dá para ver na foto!!
endereço : Rua Haddock Lobo 955