Páginas

domingo, 30 de março de 2008

Muffins de chocolate


Nunca tinha feito muffin , e quando vi no blog Gourmandiase uns pequeninos que a Nina ganhou de uma aluna, fiquei com vontade de fazer.
Pedi a Nina a receita, que segue abaixo:

Muffin de baunilha e gotas de chocolate:
- 92,5g de farinha de trigo
- 1 1/2 colh. de chá de fermento químico
- 1 colh. de chá de essência de baunilha
- 70g de açúcar refinado
- 1 ovo
- 90ml de creme de leite fresco ou leite
- 62,5ml de manteiga derretida fria ou noisette
- 40g de gotas de chocolate (ou mais)

Peneire juntos a farinha de trigo, fermento e açúcar. Reserve.Misture ovo, manteiga e creme de leite. Junte os ingredintes secos e misture com espátula ou garfo. Una as gotas de chocolate e coloque em forminhas pequenas.
Asse à 180ºC.

Para o muffin de chocolate com gotas de chocolate, substitua 25-30g da farinha por cacau em pó (peneire com os ingredintes secos).

quarta-feira, 26 de março de 2008

Extrato de baunilha caseiro


Comprei duas favas de baunilha para fazer uma sobremesa e vi no blog da Cinara que poderia usar as favas já utilizadas no doce para fazer um extrato de baunilha autêntico.
Para ter sempre o extrato, poderei ir colocando a medida que for usando , a vodca e a fava de baunilha.

É bem simples preparar:
Peguei uma garrafa de azeite limpa e seca e completei com 250ml de vodca , coloquei as favas usadas , tampei e sacudi bem.
Depois é só guardar em lugar seco e escuro. De vez em quando dar uma sacudida na garrafa.
Segundo a Cinara, depois de dois meses o extrato deve estar pronto, e o cheiro de vodca deve desaparecer.

segunda-feira, 24 de março de 2008

Coalhada da Magali Kfouri

Coalhada seca

Coalhada fresca sem soro
Fiz a receita da Magali , que está logo abaixo. Ficou deliciosa!
Sempre fiz coalhada e toda vez ficava aquele soro em cima. Com esse "truque" que a Magali ensinou, dessa vez não ficou nada, e também não ficou nem um pouco ácida.
Levei na casa de um amigo e acabou tudo na hora, queriam saber o que eu tinha feito , pois não estava nem um pouco azeda.
Magali, adorei a sua receita.

domingo, 23 de março de 2008

Gastronomia holandesa






















Fui a cidade de Holambra, 14okm de São Paulo, para conhecer a gastronomia da região. Fui ao restaurante típico holandes "The Old Dutch" e provei "Zalm Picasso" (file de salmão grelhado com molho de mostarda, champignos acompanhadas de batata, abacaxi e pessego tudo agridoce) e "Jachtshotel"-prato do caçador(carne de cordeiro cozido em molho de alho poró e champignos com pure de batata e pure de maçã com canela), ambos acompanhado com arroz típico (arroz com legumes e curry). Jonathan, o garçon formado em sociologia, explicou sobre os temperos com influência da Indonesia devido a colonização holendesa e tambem sobre a cidade. Ele indicou o "Zoet en zout" para sobremesa - confeitaria típica holandesa. Doces típicos e paisagem obrigatória para final de tarde sentada ao redor de um lago encantador. Provamos os doces-na foto Rozen Gebak(bavaroise, com essencia de rosa e chocolate branco) e trouxemos para casa os biscoitos maravilhosos e bolo de maçã. Vale a pena conhecer a gastronomia de Holambra. Sem saber, duas semanas atras iniciou na cidade o Roteiro Gastronomico . E esse restaurante e confeitaria estão nesse circuito.

sábado, 22 de março de 2008

Coelho


Usei a forma de coelho e ao inves de entregar "ovos de chocolate", fiz biscoito com ARARUTA e entreguei para algumas crianças. Pedi ajuda a uma delas. Embalei na caixinha que adquiri numa loja por R$1,20 . Aproveitei no almoço de sexta feira Santa e fiz batata frita tambem com motivo de coelho. Recortei a batata mais grossa e depois fina como chips e deixei a criançada comendo....Garantia na certa!!!
Coelho para todos os lados.
BOA PÀSCOA A TODAS!!!
bj
Claudia Rumi
Posted by Picasa

terça-feira, 18 de março de 2008

Castellane com ragu de carne


Fiz esse ragu no domingo, com calma. Era para ficar pronto no almoço, mas acabamos indo almoçar fora e comemos na janta.
Melhor ainda, pois assim o molho deu uma descansadinha e ficou mais gostoso.

Ingredientes:
-1/2 kg de múculo limpo em cubos
- 1 cebola picada
- 4 dentes de alho amassados
- 4 tomates maduros picados sem pele e sem semente
- 2 colheres de sopa de canola
- 1 colher (chá) de sal
- 4 colheres (sopa) de extrato de tomate
- 1 copo de vinho tinto
- fatias de bacon
- 2 folhas de louro
Modo de preparo
Primeiro eu refoguei a cebola e o alho e o bacon na panela de pressão, deixei murchar um pouco e acrescentei a carne. Refogue até a carne ficar dourada.
Acrescentei os tomates em pedaços , o extrato de tomate ,a folha de ouro, o vinho e mais 1 litro de água.
Tampei a panela de pressão e deixei cozinhando por mais ou menos 1 hora.
Desliguei o fogo e quando acabou a pressão da panela, abri e tirei a carne em um prato. Desfiei a carne e coloquei de volta na panela.
Deixei cozinhando em fogo médio até o molho ficar bem encorpado.

segunda-feira, 17 de março de 2008

Salada de cevada ao pesto com tomates-cereja



Quando vi essa receita no livro, achei que ia gostar, pois adoro pesto.
Mas ainda não sei se realmente gostei, acho que a cevada não me agrada muito.
É a primeira vez que a como, talvez seja esse o motivo, não estou acostumada com o seu gosto.
Essa receita é do livro Cozinha Vegetariana da Coleção Grande Cozinha da Abril.

Ingredientes
- 200g de cevada
- 1 buquê de manjericão
- 300g de tomates -cereja
- 30g de pinolis
- 50g de queijo parmesão ralado
- 1 dente de alho
- 1 colher de café de açucar
- 5 colheres de sopa de azeite de oliva extravirgem

Lave bem a cevada em água corrente, escorra e deixe-a de molho por pelo menos 6 horas numa vasilha, com o dobro do seu volume de água fria. Cozinhe na mesma água na panela por 50 minutos a partir da ebulição. Escorra e deixe amornar.

Limpe e lave os tomates-cereja, corte-os ao meio e coloque-os numa assadeira forrada com papel-manteiga. Tempere com sal, salpique com açucar e 30g de parmesão ralado e asse-os em forno preaquecido a 160°C por 30 minutos. Retire do forno e deixe amornar.

Limpe e lave o manjericão. Reserve algumas folhas para a decoração e bata as demais no liquidificador, juntamente com os pinolis, o dente de alho, descascado, uma pitada de sal, o azeite e 50ml de água mineral. Misture até obter um pesto líquido e acrescente o líquido do cozimento dos tomates da assadeira.

Tempere a cevada com o pesto, adicione os tomates -cereja e misture com delicadeza. Distribuia a salada em pratos e salpique-a com delicadeza. Distribua a salada em pratos e salpique-a com o restante do parmesão ralado. Decore com as folhas de manjericão reservadas e sirva.

domingo, 16 de março de 2008

Espumas







Ontem depois de uma festa de 80 anos com almoço fantástico, fui jantar uma comidinha light. Carré de cordeiro com fresh salad e outro SOHO(salada com molho de gergelim branco,molho de soja e creme de ervas) e para aproveitar, apresento meu ultimo livro adquirido em janeiro. Ontem vi em meu prato já com o uso da espuma com ervas. Resultado fantástico!!
Em fevereiro, Jane ajudou a traduzir esse livro que está nem frances. Vou tentar fazer e posto no blog. Torçam por mim pois as fotos, se sairem iguais ao livro, são fantásticas!

sexta-feira, 14 de março de 2008

Almôndega recheada com ovo de codorna


Eu adoro ovo de codorna e o filhote mais ainda. Quando vi essa receita no Chocolatria, pensei logo em fazer.
Não segui exatamente a receita original, fiz algumas alterações na massa da carne, no molho e também não fritei a almôndega.
Abaixo a receita que fiz:

Ingredientes:
250 grs de carne moída
1 fatia de pão umidecido no leite

1 ovo ligeiramente batido
1 dente de alho amassado
1/2 cebola cortada bem miudinha
sal e pimenta do reino a gosto
8 ovos de codorna


Para o molho:
Refoguei cebola e alho, depois usei molho de tomate pronto. Porque às vezes a gente tem que facilitar a vida, principalmente durante a semana.

Modo de Fazer:
Em uma tigela, misture a carne ao resto dos ingredientes.

Faça as bolinhas de carne e coloque os ovos dentro.
Depois é só cozinhar a almôndega no molho de tomate.

quarta-feira, 12 de março de 2008

Isso também é bom!!!!


Saí do serviço e fui para lá, comer um apetitoso HAMBURGUER. É isso mesmo! Em plena quarta feira, 21:00 horas onde parece que é hora de voltar para casa e ficar de chinelo, pronto para o dia seguinte, numa noite chuvosa, continuei o meu caminho e fui comer hamburguer. Vou a essa casa há mais de 12 anos. A carne do hamburguer , é feita de CARNE mesmo . MILK SHAKE e Limonede , fazem parte do nosso cardápio. A casa tem mini Jukebox em algumas mesas com as músicas dos anos 60 - os clássicos - basta inserir uma moeda que o próprio garçon oferece!!!!

Nome da casa: Rockets (AL Lorena com Melo Alves)
www.rockets.com.br


receita coalhada -desculpe a falha!!!!


Coalhada Fresca: Ferver 2 litros de leite Tipo A (Fazenda ou Xandô). Colocar numa tigela de louça e deixar amornar. Separar a parte 1 xícara de chá do leite (temperatura ambiente). Verificar a temperatura do leite da tigela com o dedo “anular”, contando até 10 (importante para não juntar soro). Diluir bem 1 copo de iogurte integral (250gs), que servirá de primeiro coalho, na xícara de leite separada, coando e misturando a todo o leite fervido e já na temperatura ideal.Deixar descansar para coalhar por +-4hs (ou de um dia para o outro), em local seco e sem vento, embrulhado em pano de prato e/ou toalha, cobertor, manta ou jornal. Retirar a coberta, sem mexer (para não azedar) e colocar na geladeira. Assim torna-se Coalhada Fresca e Coalho.
Coalho: Após gelada, separar +-4colheres de sopa desta coalhada fresca num vidro fechado e conservar na geladeira, que servirá de Coalho para a próxima e sucessivamente, novas coalhadas.
Coalhada Seca: Para obter a Coalhada Seca, após reservar o coalho, misturar na coalhada fresca 1 pitada de sal e colocar para escorrer em pano de algodão e malha fechada, usado exclusivamente para isso (ao lavar sòmente enxaguar, sem sabão). Pode ser 1 pano de prato (ou saquinho com cordão) colocado sobre escorredor de macarrão e bacia, ambos de plástico (não alumínio, pois preteja). Pode-se deixar na geladeira. Após+-4hs (ou de um dia para o outro), está pronta para servir a Coalhada Seca. Acompanhar de azeitonas pretas temperadas com azeite estrangeiro e orégano, ou záatar (especiaria árabe), ou záatar com gergelim. Come-se pura ou com pão tipo sírio.
Magali Kfouri
Março08

terça-feira, 11 de março de 2008

Coalhada Seca



Isso com pão libanes(Maxifour) é tão booooooooooooom!!!!
Essa coalhada é uma delícia!!!!!
Quem não gosta de coalhada é porque nunca comeu o dela.
Não é ácido e colocamos azeite. Para acompanhar, nossa amiga Magali Kfouri trouxe azeitona curtida no azeite , com gergelim branco e Zatar.
Quer preparar igual ao dela???
Vou atras da receita pois tem uma maneira para não torná-la ácida.

que fruta é essa????





Hoje fui a aula de ceramica e minha amiga Kiyoe trouxe essa fruta. Segundo ela , um boliviano deu a sua mãe em Itapetininga(São Paulo) e ela plantou aqui, mas somente depois de quinze anos a fruta surgiu.
Que fruta é essa?
É gostosa,doce com ligeira acidez, tem uma semente igual ao de pessego e sabor parecido com seriguela. Ela falou o nome. Mas queria saber se alguem conhece....Não é nenhuma fruta conhecida nossa aqui de São Paulo ou que tenha em Mercado Municipal.
bj
Claudia

OBS: Hoje, depois de uma semana postado, nossa amiga Agdah descobriu o nome real: ACHACHAIRU e é realmente proveniente da Bolívia e tem cultivo no nosso nordeste.Obrigada, Agdah!!!

segunda-feira, 10 de março de 2008

Lombo assado


Eu gosto de lombo de porco, mas o marido reclama, pois acha que a da carne fica sempre seca.
Já tentei fazer de várias maneiras , assado, cozido na panela, fatiado...
Dessa vez, temperei o lombo com alho,cebola, sal, limão, uma pitada de cominho e louro. Abri a carne (da próxima vez, vou pedir ao açougueiro), coloquei fatias finas de bacon e enrolei como rocambole. Primeiro assei coberto com papel alumínio e depois tirei e deixei dourar.
No caldo que ficou na travessa, coloquei cebolas, cozinhei um pouco e joguei o molho por cima.
Agora, o maridão achou que ficou bom.

domingo, 9 de março de 2008

Ravioli com mussarela de búfala


Aproveitei meu tempo e fiz a massa em casa. Ingredientes:200g de farinha de trigo e 2 ovos, para fazer a receita para duas pessoas. E 180 g de mussarela. Tinha ido a feira e comprei os tomates a preço de banana. E coloquei na panela e deixei cozinhando 1 hora e meia. Nesse tempo preparei meus raviolis. Ja tinha usado o aparelho para fazer outras massas, como massa de pastel, papardeli,talharim e lazanha. Mas hoje consegui fazer sem nenhuma dificuldade, sem usar em excesso a farinha e cozinhei apenas no momento de servir. Deixei a massa no cilindro mais fino. Na foto está no cilindro mais grosso. Sem colocar óleo ao ferver ou jogar na agua fria para não grudar, como sempre vemos, fiz creio que da maneira correta: agua fervente com pitada de sal e ao retirar do escorredor, acrescentar manteiga ligeiramente . Reguei meu molho e coloquei manjericão, que adoro. Na foto tem apenas esse humilde talo, mas obviamente, mais folhas frescas e molho foram colocados . Hummmmmmm, ficou boooooooom!!!!! ;)
Posted by Picasa

Sopa de cenoura e abóbora


A tarde de domingo ficou com tempo feio e decidi ir para a cozinha preparar uma sopa. A receita veio do livro "New Cook BooK". Não gosto de seguir a receita fielmente em receitas que ja conheço , mas já que desconhecia a mescla dos efeitos dos condimentos com os legumes, arrisquei!!!

Ingredientes:

1/2 abóbora pequena (usei a abóbora kabotcha);
1 cenoura media;
3/4 xíc de alho poró ou cebola picada;
1 colher de sopa de manteiga;
500ml de caldo de frango;
1/4 colher de chá de noz moscada;
1/4 chá de pimenta do reino branco;
1/4 xíc de creme de leite light;
sementes de abóbora torrada para decorar.

Modo de fazer:

Na manteiga acrescente os tres primeiros ítens e deixe por 8 min com tampa fechada no fogo médio. Acrescentar o caldo de frango e deixar e cozer por 25 a 35 minutos . Esfriar ligeiramente e colocar num processador ou liquidificador.
Retornar a panela e acrescentar a noz moscada e a pimenta do reino branco. Qdo começar a ferver, desligar e acrescentar o creme de leite. Decorar com as sementes.

Minha opinião: Não colocaria os dois últimos ingredientes. E a noz moscada, apenas um pouco. Para acertar o condimento, coloquei alguns galhos de broto de rúcula fresca para mascarar o condimento sobre a sopa. Na foto tem apenas mini folhas mas coloquei mais o que tinha na minha hortinha.

sexta-feira, 7 de março de 2008

Zenzai com moti

Trata-se de um caldo doce de feijão tipo AZUKI. O ANKO, pasta de feijão doce que encontramos no recheio de varios doces japoneses e no hamitsu (maioria das vezes de cor preta) é proveniente do AZUKI. Cozinho na panela de pressão por uns 40 min como se fosse o feijão normal e depois no caldo acrescento uma pitada de sal e algumas colheradas de açúcar. Na hor de servir, coloco o moti para cozinhar junto e sirvo quentinho. Se é bom????? É bom demais!!!!
Na foto está apenas a amostra dela , mas deixo com mais caldo e sirvo num bowl pequeno(tchawan).


Posted by Picasa

segunda-feira, 3 de março de 2008

jantar com as amigas






Informal, casual, sem compromisso e foi num dia que todos se encontrariam depois do trabalho. Para colocar a conversa em dia, pratos rápidos . Levei taco para comer com famoso Doritos. Outra amiga levou "Chilorio"(carne tb temperada pronta), encontrado no México e fez a mistura com arroz e cebolas em tiras crocantes. Outra amiga, preparou hommus, com tempero que ela sempre acerta o ponto e frutas(carambola,kiwi,uva itália,etc). Detalhe: ela polvilha gelantina em pó sobre as frutas para dar uma cor interessante e com uma quebra no sabor das frutas pois o sabor da gelantina era FRAMBOESA. Outra amiga, fez um bolo de sorvete e levou uma calda pronta que forma a casquinha na hora de regar o bolo . A anfitriã, preparou Margherita de entrada num copo que sinto não ter tirado foto, pois era linda.Comida árabe foi providenciado. Preparou tb a sobremesa: Melão boleado com calda de pessego e melão . Muito bom!!! Tudo isso acompanhado de um bom vinho africano e cachaça "Século XVIII".
Descontração total!!! :)

domingo, 2 de março de 2008

Brigadeiro de colher

Esse brigadeiro é uma perdição. Delicioso!!

Fiz e um amigo que sempre vem comer em casa e nunca come a sobremesa acabou comendo e ainda repetiu de tão bom.
A receita é da Simone , que tem um blog caprichadíssimo e um trabalho lindo.
Ingredientes:
1lata de leite condensado
1lata
de creme de leite
3 colheres de chocolate em pó ( usei cacau em pó)
1/2 xícara de damascos cortado em cubinhos ( não coloquei ,pois não tinha)
1/2 xícara de nozes picadas
1/2 xícara de cerejas picadas ( não coloquei)

Modo de Fazer:

Junte o leite condensado , o creme de leite e o chocolate em pó em uma panela funda. Leve ao fogo , mexendo sempre (para não grudar) até que a mistura chegue a uma consistência levemente cremosa (lembre-se que ele engrossa, depois de frio). Retire do fogo e acrescente os damascos, as nozes e as cerejas picadas. Com o auxílio de uma colher, disponha o brigadeiro (ainda quente) em tacinhas e deixe esfriar por completo. Conserve em geladeira e antes de servir, polvilhe cacau em pó.