sexta-feira, 25 de abril de 2008

Faiança Patinada



Pintei essas duas travessas uma reta e outra um pouco mais funda para dar de presente para minha irmã

Eu adoro faiança, mas é muito delicada e frágil, fácil de quebrar, essa patinada que é lixada nas bordas, pode ser usada.
A faiança craquelada não é utilitária só serve de enfeite, mas essa patinada atende na cozinha com certos cuidados.

quinta-feira, 24 de abril de 2008

Kibe de Soja


O formato é de croquete, mas é kibe de soja

Ultimamente ando sem tempo para cozinhar, e durante a semana estou tentando fazer dieta, comendo algo mais light. Só que acabei pegando uma faringite e fiz uma dieta bem forçada durante 3 dias, só tomando suco e água que eu conseguia beber .
O bom é que até a barriga já ficou mais seca, mas isso não vai durar muito, não!

Aqui em casa, comemos muita carne, estou tentando variar um pouco, mas acabo sempre voltando nela, ainda mais que o maridão é carnívoro e não gosta de comidinha muito light. E peixe do mar que ele gosta, aqui não se acha fresco.

Fiz esse kibe que vi no Rainhas do Lar, e ficou bem macio.
Mas, sinceramente, acho essa proteína texturizada uma coisa muito sem graça. Não sei se realmente vale o sacrifício de comer.

segunda-feira, 14 de abril de 2008

jantar com as amigas

Mais um jantar com as amigas!!! Somente mulheres! Brindamos com "Margherita" e de entrada "carpaccio de maçã com pasta de alcaparras e parmesão", endívias, com pera e queijo Camembert com redução de aceto balsâmico e salada de abobrinha em fatias finas que se encontra no meio de um prato montado na foto. Prato quente: shumai de frango (trouxinha no vapor), abobrinha recehado com autentico arroz recheado e panqueca de espinafre com recheio de ricota e queijo, com redução de molho de shoyu e gengibre. Sobremesa: Brownie Helô e uvas sem sementes acompanhado de café e pingos de chocolates que se encontra no pote com embrulho exclusivo que nossa amiga anfitriã criou. Resultados: risos, mais risos e discontração.
Posted by Picasa

domingo, 13 de abril de 2008

HIDIKI

Estou com um pacote enooooorme de Hidiki (tipo de alga marinha seca), e não sabia mais como usar. Só uso um pouquinho para misturar com o arroz .
Vi então no blog Gourmandise que a Nina faz um refogado.
Foi o que eu fiz, primeiro eu hidratei o hidiki por uns 10 minutos, dourei no óleo um pouco de alho, cebola e gengibre, acrescentei uma cenoura ralada,o shitake hidratado e cortado em tirinhas, deixei murchar um pouquinho e então coloquei o Hidiki.
Ficou uma delícia.

domingo, 6 de abril de 2008

Comida Africana



















Ernest Ayree, pertence a República de Ghana, Africa e fui ao workshop para conhecer sua gastronomia . Cozinha muito bem, por sinal , a mãe dele é banqueteira. Muitos ingredientes não são conhecidos e ele mesmo trouxe para cá. Não é sua primeira visita ao Brasil por isso, ele sabia a dificuldade em algumas preparações dos pratos. Fiz o curso há duas semanas atras e pedi os nomes dos pratos via email pois ficaram de me enviar. Desisti de esperar e ja que registrei as fotos , divido com voces.
Ingredientes inusitados: extrato de dende(não é o oleo e sim o suco), farinha de milho torrado(parece com o sabor da farinha de soja torrado=kinako), farinha de semente de abóbora e algumas especiarias que nem comendo consegui distiguir algum sabor aproximado. Ele não usa em nenhuma preparação, o óleo. Usou vitela, peixe, mandioca, couve, capim santo, tomate cebola e todas as farinhas que ele trouxe com os respectivos condimentos. O peixe foi interessante em um aspecto: foi colocado o peixe na grelha e no carvão quente, ele deixou o bagaço da cana para queimar junto. A fumaça com o bagaço fez a crosta do peixe ficar brilhante e com isso promoveu um aspecto diferente. O tempero, nem me pergunte. Só comi!!! Tudo é diferente do que ja comi.
Ele fez uma bolinha de farinha de mandioca com agua que parece que isso é típico em algumas regiões do nordeste tb . Esse bolinho era para acompanhar com a vitela.
Em nada se assemelha com o tempero e o modo de preparar daqui.

Valeu a pena conhecer! "Inkomy "(thank you)

Veja tb esse bolinho de batata doce que comi qdo fui a Capetown(Africa do Sul)



sábado, 5 de abril de 2008

Lula



















Gosto de sashimi de lula e esse faço questão de comer fresco e os tentáculos, congelo. Tenho como usar no harusame, paella, arroz, tempura ,etc. Descongelei e preparei minhas lulas com shoyu e sake. Sem usar o oleo, preparo o caldo do shoyu, sake e açucar cozinhando e deposito a lula que rapidamente estufa e adiciono muita cebolinhas em tiras de 6cm. Preparei meu harusame com wakame e pepino tb para aproveitar um pouco da lula que passei rapidamente na agua que desidratei o harusame. Fiz meu tempura de batata doce e beringela e meu jantar estava servido acompanhado de um arroz branco e um salada. Tudo rapidinho! Apenas para duas pessoas. É muito?!?! Para mim não!!! ;)

Bolo de milho

Estava com duas espigas de milho cozidas que ninguém queria.
Então resolvi fazer um bolo com elas.
Bati no liquidificador o milho das duas espigas, 1 lata de leite condensado, 1/2 xícara de leite de coco, 2 colheres de manteiga e 3 ovos.
Coloquei tudo em uma travessa, acrescentei 1 colher de sopa de fermento em pó e misturei delicadamente.
Depois coloquei em uma assadeira com um buraco no meio e assei.
Apesar de ter colocado o fermento, não cresce muito.
Fica um bolo bem úmido.

quarta-feira, 2 de abril de 2008

Entrada de Acelga

Não sei o nome desse prato em japonês (se alguém souber me avise ,por favor), mas sempre tinha em casa. Comia com arroz ou sozinho.
Também não sei se é assim mesmo que se prepara, fiz tudo no "olhômetro".
Primeiro eu lavei a acelga, cortei em pedaços grandes e temperei com sal. Depois eu ralei uma cenoura e um pedaço de gengibre. Misturei tudo.

Naquela primeira foto desfocada aparece um recipiente próprio para fazer isso que comprei na Liberdade, na hora achei moderno e prático .
É só colocar a acelga e girar um botão na tampa para que aquela parte branca vá descendo e pressionando, tirando toda a água. Mas tenho que dizer, que isso não funciona tão bem quanto eu imaginava . O botão é duro de girar, e parece que não faz tanta pressão assim.

Na segunda foto, depois de fazer muita força girando o botão, resolvi fazer como a minha avó fazia, coloquei a acelga em um recipiente, por cima assentei um prato e em cima do prato coloquei uma pedra bem pesada que o maridão arrumou. Coisa antiga, mas não tenho que fazer força e funciona.
Fiz isso de manhã, na hora do almoço escorri a água que acumulou.
À noite, tirei a pedra, passei a acelga rapidamente na água corrente para não ficar muito salgada, depois espremi a acelga com a mão para tirar todo o líquido e cortei em pedaços menores.
Como eu gosto de comida apimentada, resolvi pegar metade da acelga e misturar com o molho de pimenta que tinha.

terça-feira, 1 de abril de 2008

Pintando porcelana

1° (Essa primeira travessa que pintei ficou com cara de primeira mesmo, hein!)



3° e 4° ...

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails