Aqui eles recomendam 1/2 kg por pessoa para saber o tamanho do peru que você deve comprar.
Vem um saquinho dentro do peru com o pescoço, moela, coração e fígado. Eu uso isso para fazer gravy, que é um molho que acompanha o peru (esqueci de tirar uma foto do gravy). Eu cozinho na água tudo exceto o fígado por 1 hora, e isso dá muito sabor para o molho. Depois que o peru ficou pronto, uso aquele caldo que fica no fundo da panela para o gravy.
A primeira vez que assei um peru foi um desastre. Fui um dia antes do nosso jantar de Ação de Graça e comprei um peru congelado. Chegando em casa, não tinha idéia o que fazer com o bicho. Atrás do pacote tinha um telefone para você ligar e tirar dúvidas, então liguei e o moço muito gentilmente me falou que eu teria que descongelar o peru por 3 dias dentro da geladeira. Eu falei pra ele que não tinha 3 dias e sim 24 horas. Ele sugeriu que eu enchesse a banheira com água fria, colocasse o peru dentro e ficasse trocando a água a cada 2-3 horas. Acordei no meio da noite para trocar a água da banheira e no dia seguinte ele estava "quase" descongelado. Enfiei o peru no forno e quando o pininho subiu, tirei do forno. Quando cortei o peru, encontrei um saquinho dentro com um monte de coisas estranhas. Na época não tinha idéia o que era aquilo e o moço não me falou nada desse saquinho.
A salmoura é sal, açúcar e qualquer coisa que você quiser colocar dentro.
Esta que eu fiz foi:
2/3 xícara de sal
2/3 xícara de açúcar
Ervas
cravos da india
pimenta-do-reino em grão
casca de laranja
Colocar todos os ingredientes numa panela grande com 8 copos de água e deixar ferver até o sal e o açúcar se dissolverem, uns 3 minutos. Depois tirar do fogo e adicionar 4 copos de água gelada. Esperar até esfriar.
Colocar todos os ingredientes numa panela grande com 8 copos de água e deixar ferver até o sal e o açúcar se dissolverem, uns 3 minutos. Depois tirar do fogo e adicionar 4 copos de água gelada. Esperar até esfriar.
Lavar o peru, colocar em um plástico grande e jogar por cima a salmoura já preparada. Fechar o plástico e colocar na geladeira.
Depois de algumas horas vire o peru para que o outro lado tambem fique em contato com a salmoura. Quando estiver pronto para assar, lavar bem o peru para tirar todo o excesso de sal.
Dentro da cavidade do peru, coloque 2 cebolas cortadas, 2 cenouras cortadas, 3 talas de salsão cortados, 4 dentes de alho, ervas, sal e pimenta-do-reino.
Levante com cuidado a pele e coloque manteiga misturada com ervas em baixo da pele. Cuidado para não rasgar a pele.
Amarre o peru com barbante para ele ficar bonito e para não queimar as asas.
Pincelar mais manteiga derretida pelo peru. Inteirinho. Como dizia Julia Child "with enough butter, anything is good". Depois jogar sal e pimenta-do-reino por cima.
Colocar 1 copo de água fria no fundo da forma.
Esquentar o forno alto, tipo 260° C, colocar o peru com o peito virado para baixo e assar por 30 minutos. Abaixe o forno para 175 e deixar mais 30 minutos.
Com luvas e papel aluminio, virar o peru para que o peito agora fique para cima. Assim os dois lados ficam dourados, com a pele crocante.
Voltar ao forno, temperatura 175°C.
A cada 30 minutos regar o peru até que colocando um termômetro na parte mais gorda da coxa, a temperatura seja 74ºC. Se o peru que você comprou tem aquele pininho, não use porque quando aquele pininho subir, ele já vai estar esturricado e seco.
Tirando do forno, cubra com papel aluminio e deixe o peru "descansar" por 15-30 minutos antes de cortar.