Aqui está o início do preparo: liquidos liquidificados, massa pronta sovada e massa crescida
Estiquei com rolo tanto em tiras cortadas e depois fiquei sem paciencia e fiz minhocas e estiquei no rolo; Consegui fazer em duas formas.
Deixei folgada na assadeira e cobri com pano. depois de crescida coloquei no forno;
Deixei folgada na assadeira e cobri com pano. depois de crescida coloquei no forno;
Fiz num bacia de alumínio pequeno pois não tinha forma pequena e coloquei uma ceramica no meio= deixei folgada, deixei crescer e só assim assei;Um pouco antes de dourar, passei gema e coloquei mistura de coco, manteiga, agua e açucar.
Na hora de comer, vi que estava com fraco sabor de doce e acrescentei um fio de leite condensado e voltei ao forno para acabar com minha brincadeira. Ficou macia e ao cortar, sentia as lascas na massa de pão devido o modo de enrolar.
Frio novamente no domingo de SP. Levantei e já deixei prepararado meu pão doce para crescer. Deram a receita e todo dia ao abrir minha agenda, pensava: "esse é fácil, preciso testar!" e por gostar de coisa leve para comer num chá da tarde, essa foi minha saída hoje nesse domingo feio de eleição. Oh tempinho feio mesmo!
Ingredientes:
4 ovos;
1 lata de leite condensado;
a mesma medida da lata de leite condensado, de água morna;
4 tabletes de fermento biológico ou dois saches;
1/2 lata (medida da lata de leite condensado) de óleo;
1 K de farinha de trigo
OBS: Acrescentei mais 50 ml de oleo e 2 colheres de açúcar e uma pitada de sal a mais fora os itens acima por conta. O óleo foi a mais pois achei que era a lata toda e preferi 3/4 de oleo. O açucar achei que era pouco pois era apenas do leite condensado e vi o volume e acrescentei. E sal, sempre coloco uma pitada.
Modo de fazer:
Colocar o leite condensado e a agua morna no copo do liquidificador e dissolver o fermento. Acrescentar os ovos, óleo e meus acrescimos. Liquidificar.
Num bowl, vasilhame ou se preferir direto na pia, acrescentar a farinha aos poucos com a mistura liquidificada. A massa fica mais oleosa, mas não pesada. Sove bem.
Deixar num vasilhame descansando por uma hora coberto com um pano. Eu achei que em uma hora cresceu pouco e deixei mais tempo.Estava frio. Na verdade, fui almoçar e somente depois de totalizado 4 horas voltei para ver a massa. Tinha crescido, mas nada tão volumoso como de um pão normal e peguei 1/4 da massa e estiquei no rolo e cortei tiras do mesmo tamanho para fazer minha montagem da "rosca doce" e assim continuei ate mudar de ideia e fazer minhoquinhas e esticar com elas. O resultado era o mesmo. Basta ter paciencia.
Deixei o forno bem fraco(100°C) e as duas formas com a rosca doce cobertas com pano para crescer mais ainda e em meia hora o resultado era surpreendente. Aí sim aumentei a temperatura e coloquei para assar.
Mas ressalvo para não deixar o forno atingir 180 ºC. Deixei sempre uns 150 º C para crescer lentamente e sem formar crostas na borda pois fica muito queimada.
Fiz uma cobertura por conta esquentando na panela, 1/2 pacote de coco ralado, 2 colh de sopa de açucar e meia colh de sopa de manteiga e 1 copo de agua e deixei ela umida, mas nao seca para colocar com um pouco de caldo por cima da rosca.
Quando a massa estiver quase pronta no forno, branca mas querendo dourar, pincelei com gema e acrescentei essa mistura mais um fio de leite condensado. Um fio apenas.
Resumindo: é fácil mas leva tempo!
8 comentários:
Crau, com uma manteiga...nossa deu agua na boca..ummmmmmmmmmmmm....beijão..........
Que lindo!!!... Bjs!
delicioso. bjs
Hummmmmm.......parece tão bom!!!
bjs
Helo, da px levo para vc provar quentinho!!!
Acacia, vc tem que aparecer de segunda feira lá no atelier...
Angela, bonito seu blog orapitanga.Vou deixar uma pitanga lá.
Go, esse é para ser devorado pela family.
bj
Claudia
Claudia, assim não vale....preciso correr cada vez mais....não dou conta, tudo de bom..... pois não deixo de comer nada.....sou gulosa demais!!!!!!!
Ola Claudia que delicia!
No pudim de pão minha avó sempre colocava uva passa e ficava uma delicia tambem.beijos Yone
Yone, uva passa fica bom mesmo na rosca . Nesse nao coloquei pois meu marido nao é chegado a uva passa, mas gostei do registro para deixar a dica aqui.
E gostei da casa de Nova Zelandia que creio eh da sua filha. LINDO!!! Bj
claudia
Postar um comentário