domingo, 27 de fevereiro de 2011

Arroz

capa do livro - edição de 2008


Pilaff (Oriente médio) ou Pulao( India)
Sopa de arroz com mexilhão, camarão e chouriço à moda espanhola
Rolos de papel arroz com salada de carne de vaca à moda tailandesa. O papel de arroz seco é hidratado e dentro tem pedaços de ossobuco, capim limão, hortelã, molho de peixe, coentro, suco de limão e kecap manis(molho de soja doce)


da esquerda(superior) para a direita; talhari, de arroz fresco,garrafa com sake, vinho de arroz chines(xaoxing),talharim de arroz seco, bolinho e bolachas de arroz sobre papel-arroz, aletria seca de arroz(esquerda).



tarte de arroz e pimentão assado (Europa) - vai queijo camembert,arroz integral, arroz selvagem,manteiga, caldo de vegetais- a base do quiche é o arroz.
Pirozhki ( Russo) - recheio vai cogumelo, arroz de grão miúdo,endro e salsa e um ovo.
Inari Sushi (Japão) - o interior vem com arroz e esse saquinho castanho é a base de tofu ou seja soja
Idis (India) -220g de urad dal(espécie de feijões parecidos ao feijão-da-China;qdo inteiros,podem ser pretos e verdes, e brancos qdo abertos ou sem pele.São oriundos do sul da India;100g de farinha de arroze 1 colh de cha de semente de fenach - são colocadas numa penal propria e cozida no vapor- usado como acompanhamento de pratos com bastante molho


O famoso oniguiri - bolinho de arroz japones que faz parte do culinária japonesa- ADORO!!
Bolinhos de risoto com maionese de limão em salmoura(Mediterrâneo e Médio oriente)


Esse prato faz parte do Sudeste da Ásia. Sopa de talharim de arroz com pato.



Polo de cordeiro em camadas à moda Pérsia ( inclui fora o cordeiro, cúrcuma,canela moída, ameixas secas, damascos secos, espinafres e arroz tipo basmati)



Costela com mochi gome(arroz glutinoso chamado Mochi)no vapor (China)- esse faz parte do meu acervo - adorei essa com combinação

Pérolas(China) - arroz glutinoso,cogumelos secos, castanha d'agua,carne de porco, cenoura ralada, gengibre, vinho a base de arroz e molho de soja. É colocado no vapor
.
Esse bolinho tb faz parte do meu acervo(Chines). É um bolinho doce a base de mochi. Ele é frito e dentro tem recheio de feijão azuki. Esta polilhado com farofa de castanha.


Interior desse bolinho com feijão azuki. É uma delícia, mas é um pouco pesado. Se voce teve uma refeição leve, esse merece como sobremesa.
Torta di riso(Mediterrâneo e Oriente Médio) - torta doce que vai arroz arbóreo,passas,conhaque, natas, baunilha e canela
Bolo de arroz - estava na parte da EUROPA e leva damascos, gengibres cristalizados, licor de amendoa, arroz arboreo, leite, natas, raspas de casca de laranja, vagem de baunilha, açucar, creme fraîche, gemas e amêndoas picadas torradas. Na Europa tb vemos facilmente arroz doce. No livro há várias receitas ate feitas no forno . Esse tipo de sobremesa é facilmente encontrado. Vi até na Alemanha.


Ganhei um livro que é minha cara. O título já me conquistou: "O Livro Essencial do Arroz". É um livro de edição portuguesa de 2008 e a distribuição exlusiva da editora PAISAGEM.
Por estar em portugues, de Portugal, é muito fácil de acompanhar.
Fala de vários produtos a base de arroz como o talharim seco e tb o fresco, folha de arroz, farinha ,vinho,vinagre e bolinho mochi, tipos de arroz e receitas utilizando essas variedades no mundo todo.

O arroz é cultivado em 112 paíse porém é na Ásia que se produz 90% de todo o mundo e é onde é mais consumido. Tem muitas cores( preto, branco, vermelho e castanho), vários tamanhos (miúdo,agulha e redondo), consistências (gomoso e glutinoso) e formas (grão, triturado, tostado, flocos e moído). O arroz branco não é só se conserva melhor como também é mais apreciado do que outras variedades de arroz.

Hoje nos supermercados há uma variedade que cobre as utilizações básicas. De uma maneira geral, o arborio é bom para risotos e paellas; um fragrante arroz de jasmim que é perfeito para pratos do Sudeste asiático; o basmati para pilaffs e refeições indianas; assim como o arroz miúdo, agulha e integral.
Há vários pratos no livro com belas fotos mas não achei o que diz respeito a nosso blog: chá com arroz - japa clássico!!! rsrssrs



5 comentários:

Unknown disse...

Muita sede e fome exagerada sem explicação são alguns dos sintomas da diabetes. Saiba mais sobre os sinais da doença: http://bit.ly/gFT3wv. Com diagnóstico precoce, muitas complicações podem ser evitadas.
Siga-nos no Twitter e fique por dentro desta campanha: www.twitter.com/minsaude
Para mais informações: comunicacao@saude.gov.br ou www.formspring.me/minsaude
Obrigado,
Ministério da Saúde

Cyntia Miti disse...

Gostei do livro. Amo arroz, de todo tipo, mas não consigo ficar sem comer arroz japonês(gohan).

Gina disse...

Cláudia, taí um livro que também gostaria de ganhar!
Adoro essas curiosidades e tenho me aventurado a experimentar cada vez mais pratos com arroz, seja em forma de farinha ou o próprio cereal.
Agora, um alimento que não me agrada nem um pouco é o charuto com folhas de repolho e recheio de arroz...
Esse é o tipo de post que tem a minha cara...rs!
Bom feriado!

Unknown disse...

Claudia, quanto tempo!! Tudo Bem???

Que dez esse livro!! Adorei as receitas, interessantes!!

bjs

Irene disse...

Adorei o bolinho de arroz, parece estar uma delícia.......!
Também sou grande apreciadora de arroz!
Bjs

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails