sexta-feira, 18 de março de 2011

Picanha no sal grosso


Há anos que ouço falar dessa receita, da picanha assada no sal grosso. Um amigo sempre falava dessa tal picanha, que achava deliciosa mas nunca tive interesse em fazer. Até que vi no site Panelinha-Receitas que funcionam.
Tirei a foto e fomos comer 2 horas depois da picanha estar pronta. Marido chegou atrasado para o almoço e fatiei a carne na hora. A carne ficou boa, mas as batatas já estavam secas.

Ingredientes:
- 1,5 kg de picanha
- 4 claras
- 1kg de sal grosso
- 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
- Ramos de tomilho fresco a gosto


Preaqueça o forno a 200C (temperatura alta).
Em uma tigela misture as claras, o sal grosso e a farinha.
Na assadeira, coloque 1/3 da mistura de sal grosso e espalhe com as mãos até obter uma camada do tamanho da carne. Coloque o tomilho sobre o sal grosso e a picanha sobre esta camada com a gordura para cima. Envolva a picanha uniformemente com o restante da mistura de sal grosso e pressione para que fique firme.


Leve a picanha ao forno e deixe assar por 1 hora para servir a carne ao ponto. Se você gosta da carne bem passada, deixe assar por 1 hora e 30 minutos. Para a carne mal passada, 45 minutos são suficientes.
Eu deixei 1hora e achei que ficou ótimo. Eu gosto ao ponto, mas sem sair aquele caldo de sangue, ficou rosado.

Depois de assado, o sal grosso fica duro. Na hora que levantei a placa do sal, vi que a carne não fica com uma aparência muito apetitosa. Não fica tostadinho por fora. Mas depois de fatiada a carne estava macia e saborosa.
Comemos com arroz, feijão, farofa e vinagrete.








6 comentários:

Claudia Rumi disse...

Fazemos essa picanha, fraldinha ou maminha no forno só com sal grosso e farinha. Não coloco a clara. E a manta da gordura para o lado de cima. Acho essa receita prática e deliciosa mesmo. A carne fica macia sempre pois a farinha forma um casulo e a gordura fica dentro sem escapar.BOA DICA!!
bj

Katia Mine disse...

Ru, achei que sem a clara não ia dar liga. Na próxima vez vou fazer sem a clara. Gostei da receita, bem prática.

bjs

Claudia Rumi disse...

Passo sal grosso primeiro e pelo fato da carne ter umidade, passo a farinha depois e dá na mesma. Ela ate fica craquelada depois de assada e .nao fica palida na casquinha. Fica assada normal..O Kan que aprendeu e faz sempre.

chopp disse...

É de dar água na boca!

CRIKA disse...

Olá!!! Eu amo picanha é a minha carne preferida!!! Adorei seu blog e virei sua seguidora!!! Bjks

Katia Mine disse...

Ru, da próxima vez vou fazer como o Ken.

Chopp, fica bem suculenta.

Crika, eu tbem adoro picanh. Obrigada por nos seguir.

bjs

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails