sábado, 31 de dezembro de 2011

Feliz Ano Novo!!!


Para nós orientais, o Ano Novo é muito mais comemorado do que Natal.
Se vc quiser ir no bairro da Liberdade as 19h do dia 24 de dezembro, véspera do Natal, vc encontrará lojas abertas. Eu mesma cheguei a ir nesse horário esse ano. Mas hoje, dia 31, tenho certeza que muitos estabelecimentos, apos 15h estarão fechados. Restaurantes normamelmente estão fechados essa semana inteira.
A tradição em comemorar nem se dá no ato da passagem do 31 para dia 01 e sim comemorar o próprio dia 01 de Janeiro. Nem precisa se vestir de branco e tomar champagne, mas como em todos os lugares onde são comemorados, os hábitos culinários se fazem presentes.
Não falaria em superstições, pois passaria a conotação de algo fútil como nao passar debaixo da escada. É algo que envolve religião e respeito.
Ozoni, uma sopa japonesa com sabor delicado com bolinho de moti, é um prato típico aguardado nesse dia. O próprio bolinho de moti (kagamimochi) é colocado um sobre o outro e colocada nas entradas das casas assim como tres ramos de bambus decorados(kadomatsu) e um punhado de sal tambem indicando purificação nas casas ou entradas de fluídos positivos.
É dia de receber toda família e amigos em casa com um banquete. A muito mais sobre esse costume onde sei uma aprte apenas e agora vi outro costumes que são feitos no Japão.

Faremos isso amanhã. A mesa é FARTA!!! Ela fica posta o dia TODO!
Quer compartilhar?!?!?
Aguarde que colocarei as fotos ao vivo.
Por enquanto, FELIZ ANO NOVO!!!!!

Aguarde o ano do dragão. Veja aqui o que fala do signo chinês



Um comentário:

Parabens@voce disse...

Akemashite Omedetou Gozaimasu !

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails