sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Salada de quinoa vermelha de Mari Hirata

Essa salada fiz com duas receitas (jantar para 26 pessoas). Fica colorido. Não aparece muito apenas o pimentão vermelho na foto, mas tem um bonito colorido da propria quinoa, mais vermelho (pimentão), branco (queijo feta), amarelo (pistache) e verde (salsinha).Embalagem da quinoa vermelha (R $ 15,00)grãos secos
Depois de cozindo não caldo de galinha caseirovinagre de framboesa - perfume e sabor mais adocicado Azeite Arbequina-sabor diferente - paguei R $ 20,00despelado assado e pimentão cubos e depois cortados em pequenos
echalottescortabos em pequenos cubos
meu triturador de castanhas - usei aqui para moer o pistache
Basta colocar os pistaches e moer manualmente
não esmaga os grãos permitindo grãos irregulares e não moídos como no processador

Bom, nao estava nada afins de fazer uma festa de Natal em minha casa esse ano. Estou cansada.
Esse ano, passei a bola para frente e aceitei o convite de passar na casa de um primo. Bastaria um prato para CONTRIBUIR que combinasse com o pernil- trivial, pernil, maionese, risoto, pastel, cuscuz e coisas de sempre em casa de japones que há uma mesa farta de todas as origens. Pensei na entrada, mas vi uma relação de pastel, quibe com pães e antepastos. Hummmmm nao tinha nada para combinar com esses pratos. Querendo ajudar com algo diferente, peguei uma receita de quinoa vermelha da Mari Hirata com minha amiga Helo que fez o curso com ela com comidas brasileiras (eu fiz comidas japonesas ). Tb fiz aspargo no vapor passado na manteiga com cogumelo para acompanhar carne ou ave.
Segui a risca a receita de quinoa de Mari Hirata. Fiz o caldo de frango cozinhando por 4 horas e busquei todos os ingredientes. Fui atras d0 Azeite Borges Arbequina, Quinoa Vermelho, echalotte (tipo de cebola), queijo feta (precisava nao tao forte, comprei da marca Capri Milk) e vinagre de framboesa (compramos da Colativa-já dividi com minha amiga ICILA que fez esse prato no Natal - de verdade nós tres fizemos: Helo, ICILA e eu preparamos esse prato em suas respectivas casas)
Poderia trocar echalotte pela cebola roxa, azeite Arbequina por qq por outro, vinagre de framboesa pelo de vinho tinto, mas como eu nao tinha Provado, queria provar com aquela sensação de quando ela preparou algo para nos e pus na boca e senti tudo diferente. Fiz direitinho, creio eu.
Vamos a receita:

Caldo de Frango Caseiro


1 frango caipira inteiro aproximadamente 2 kg;
5 litros de água;
1 / 4 de talo de salsao;
1 / 4 de cenoura;
1 / 4 de cebola;
4 talos de salsinha;
1talo de tomilho; (não usei, coloquei alho poro)
1 talo de naga negui cebolinha (japonesarande g);
Pimenta do reino em grãos (usei apenas umas oito grãos de pimenta do reino de grãos branco)
Modo de preparo:

Colocar o frango depois de bem lavado e enxugado para ferver. Retirar parte da agua da superficie devido impurezas que emergem ao ferver e colocar os temperos e legumes.
Deixar cozinhar em fogo baixo por 3 a 4 horas. Retirar toda gordura da superficie, coar e salgar. Rendimento 2 litros de caldo.

Minha opinião:
Mesmo depois de pronto,a quantidade de sal foi realmente foi MUITO menor do que colocado durante o cozimento (EU FAZIA ASSIM ANTES). MAri falou que os legumes nunca pode ser abusivos no ato de cozimento do caldo de frango, ja que os legumes soltam muita agua e sabor adocicado e com isso erramos em colocar o sal em demasia para equilibrar. Limpei bem o frango que subiu quase nada de gordura na superficie.Valeu a dica! Usei apenas 1 colher de chá de sal para duas receitas.


Salada de Quinoa Vermelho
Ingredientes:

1 copo de quinoa natural ou vermelho (a cor é do feijão azuki depois de pronto)
2 xic de caldo de frango;
1 cebola roxa ou 2 echalotes cortados em cubo;
50g de pistache torrado e verde picado;
1 pimentão vermelho assado , descascado e sem sementes cortados em cubo;
100g de queijo feta ou mineiro cortados em cubo;
1 maço pequeno de salsa cortado para salpicar na hora de servir.
Modo de fazer:
Aquecer o caldo e acrescentar a quinoa e deixar aproximadamente uns 20 minutos no fogo, o suficiente para ficar seco, mas ainda macio e ao mesmo tempo firme. (eu deixei 15 min com tampa fechada e mais 15 minutos sem tampa);
Depois de pronta, mas ainda quente, acrescentar azeite, vinagre, cebola, pimentão e acertar um pouco de sal e pimenta do reino (esse apenas acrescentei um pouco de pimenta do reino branca moído na hora e nada de sal);
Colocar na geladeira e depois acrescentar pistache, queijo feta em cubinhos e cortados somente na hora e acrescentar salsinha fresca picada. Regar o azeite e acertar novamente com o vinagre.
Posso dizer que ficou muito bom. Picar bem o queijo feta para não sobressair. A salsinha fresca dá um sabor e o pistache fica no azeite com tom amarelo. Dá um colorido e sabor que não tem como distiguir o que foi colocado.
Por curiosidade fui ver a respeito do Echalotte e achei no blog COME-SE da Neide Rigo, amiga de Mari Hirata. Utilizado muito na culinaria francesa, tem sabor adocicado e sao facilmente encontradas nas Casa do Norte pois são muito utilizada na culinária do Nordeste e em banhos tb de Umbanda. Achei apenas na Casa Santa Luzia e o pacote com 8 echalottes custava em torno de R $ 3,80. Eu lendo o blog da Neide, deu vontade de comer uma carne de lata. Veja lá.
Minha opinião da salada muuuuito bom:, nutritivo, diferente e saboroso.

3 comentários:

Gina disse...

Gostei muito, tanto do caldo caseiro quanto da salada de quinoa vermelha.
Bjs.

Katia Mine disse...

Ru, adorei a recetia.
Estou com uma caixinha de quinoa e já sei como vou usar!
bjinhos

Katia Mine disse...

Ru, adorei a recetia.
Estou com uma caixinha de quinoa e já sei como vou usar!
bjinhos

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails