sexta-feira, 29 de maio de 2009

POLVO

Trouxe um polvo de São Paulo, mas nunca tinha feito. Então, perguntei para os amigos, sushiman e tia Massako (mãe da Cláudia) qual o melhor jeito de preparar.
De tanto eu ficar perguntando, o marido disse para eu parar com isso que ele sabia fazer.
Eu nunca ia adivinhar que ele soubesse preparar. Afinal, quase não entra na cozinha.



Foto 01 - Olhando assim, dá um pouco de medo!

Foto 02 - Marido limpando a cabeça.
Foto 03 - Tinha um coração enooorme!
Foto 04 - Ainda limpando a parte interna da cabeça.

Segundo a Tia Massako , a cabeça é meio dura. Por isso é bom cortar bem fininho.
No final, o marido e filho se divertiram limpando o polvo. " Olha o coração, vísceras, olha a boca, parece um bico de papagaio....."
E eu, só olhando com aquela cara de "nojenta".

Primeiro o marido lavou muito bem os tentáculos com sal, tirando toda a sujeirinha que fica nas ventosas.
Em uma panela colocou 3/4 copo de água, 1/2 copo de saquê e 1/2 copo de vinagre branco.(receita da Tia Massako)
Foto 01 - Primeiro cozinhei com as ventosas viradas para baixo.
Foto 02 - Depois, com as ventosas viradas para cima. No total foram uns 15 minutos cozinhando.
Foto 03 - Cortei os tentáculos e eles ficaram enrolados.
Foto 04 - Ainda morno coloco um espeto de madeira para deixar os tentáculos retos e congelar assim.
Depois, passo filme plástico em cada tentáculo e congelo.

Tirei um tentáculo do congelador e cortei fino. Acrescentei cebolinha e temperei com missô, saquê e um pouco de açucar.
Ficou bem macio e gostoso.

11 comentários:

sonia disse...

ó xente ,minina,sou capaz de fazer um desenho animado com isso......cruzesssssssssss.que meda!
Eu realmente naõ teria coragem,só se fosse com pauladas(daí viraria uma pasta),mas adoro muito comer.ughhhhhhhh!!!!!!!!!
beijos Sonia que só come polvo pronto(sem olhar a cara do moço)

Elen disse...

Cheguei aqui por acaso e me deliciei com seu blog.
To simplesmente de água na boca com as receitas.

Abraços cheirosos

Claudia Rumi disse...

Corajosa!!!! Eu sou do tipo da Sonia! Só como!! Eu nunca preparei-roubo esse polvo espetado congelado da casa da minha mãe!eheheheeh!Ficaram macias????
Parabéns pela aventura!
bj
Ru

Katia Mine disse...

Sonia, eu também não gosto de ficar limpando esses bichos, não! Ainda bem que tem o marido para fazer o trabalho pesado.

Elen, espero que venha sempre nos visitar.

Cláudia, se quisermos comer um polvo bom vai ter que ser assim. Aqui só vende aqueles sacos congelados que não dár para ver dentro. Esses espetos foi sua mãe que ensinou e eu adorei!
Mostra pra ela no blog que fiz como ela falou e agradeça por mim.

bjinhos a todas!

Claudia Rumi disse...

Já falei ontem a ela.
E sua mãe tb falou à minha mãe sobre o freezer cheio de camarão e lula de sua compra que vc não conseguiu levar tudo a CUIABÁ!!ehehhehe! Prepare-se para levar desta vez!
bj
ru

Carolina Andrade disse...

Olha, o bichinho é feio quando molengo, mas é bom demais depois de pronto. Beijão

Carolina Andrade disse...

Olha, o bichinho é feio quando molengo, mas é bom demais depois de pronto. Beijão

Katia Mine disse...

Ru, minha mãe não tem jeito!
Eu não levei, porque deixei só um pouco para ela. Mas já vi tudo..... Não vai limpar e muito menos cozinhar.

Carol, o bicho dá medo. Mas é boooommmmm!!!!


bjs

Dani disse...

Ele cru realmente é assustador, mas depois de uma água quente ele ganha uma linda cor e uma textura convidativa né? adoro isso... Arroz de polvo sempre rola em casa e não sobra um grão.

Assistiu uma noite no museu dois? tem um gigantão... imaginei ele na panela...rs

Bjs

Katia Mine disse...

Dani, o polvo cru não é nada atraente. Mas assim que cozinha fica bem bonito e eu adoro. Nunca fiz arroz de polvo, mas um dia vou fazer.
bjs

Rodrigo S. disse...

Isso não é um coração ¬¬

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails