quarta-feira, 21 de abril de 2010

Restaurante do Joca

Sr. Osvaldo Valente ou melhor Joca como prefere ser chamado, proprietario da casa . Tive a honra de conhece-lo e ele posou para minha camera. Atras dele, muitas placas de premios pela QUATRO RODAS E Revista VEJA Litoral
vista de fora

Dentro da casa e vista para fora. Da para ver o canal e as montanhas.Lugar tranquilissimo.

Lugar rustico , delicioso e nao trocaria isso para comer no centro da cidade de Guaruja. Tem DALMO, Rufinos no centro.

pier frente ao restaurante

simbolo da casa -especilazado em frutos do mar . Vi cada prato como lagosta, camarao na moranga(esse sempre e' pedido) , manjuba frito e etc

cardapio para 1/2 porcao. MARISCO LAMBE LAMBE e' pedido certo! O nome ja' diz tudo: nem uso garfo. E' lambe lambe mesmo!eheeheheh

Essa lula frita nao e' meia porcao.Veio errado por sorte minha. EStava sequinha,crocante e macia por dentro. Nada pesado. Estava PERFEITO!! Tb comi com a mao.

Essa e' a qtid para 1/2 porcao. Da' para 3 pessoas tranquilo. Vem acompanhado de pao frances fresquinho e quentinho. R$35,00(aproximadamente pois esqueci, mas esta na casa dos R$30,00)

ZOOOOOOOM....para guardar de lembranca. Isso tem um sabor muito bom. O cozinheiro falou que passa o tomate fresco no fogo e coloca o marsico cru e abafa nesse molho, mas isso em altissima temperatura, por isso o marisco as vezes vem com sabor de "fogo",assado,sei la' , mas algo diferente.

caldo do lambe lambe....mergulho o pao fresquinho ai para recolher todo caldo finamente e lambuzo tudo .

Dona Palmira que faz a limpeza da casa e prepara suas cocadas cremosas, soltas e suaves veio nos oferecer para provar.

cocada oferecida R$5,00

Isso estava D-I-V-I-N-O. Banana frita com canela e polvilhada com acucar e canela acompanhada com sorvete de creme. E' uma sobremesa tranquila e simples mas estava com casquinha crocante por fora e hiper cremoso por dentro que acabei com meu almoco de final de tarde satisfeita.

Creio que ha' 18 anos atras, descia para o Guaruja e ficava no apto da minha tia com muita frequencia e de vez enquando iamos no restaurante Dalmo, especializado em frutos do mar da estrada de Guaruja Bertioga, a convite da minha tia(nem tinha salario naquela epoca).

Borrachudos faziam parte do ambiente tanto que deixavam repelente na mesa para os clientes pois todos usavam trajes de banho e a picada era certa. Ate que surgiu no caminho uma outra casa com aparencia bem melhor e fomos experimentar. Era o restaurante do Joca. O prato sempre pedido era o famoso LAMBE LAMBE e depois pescada branca na manteiga em ambas as casas. O tempo foi passando e com o nosso trabalho, podiamos ir com mais frequencia nesse restaurante. Iamos com amigos, com familia, pois os pratos eram fartos e o lambe lambe nao era um prato caro. Parei de ir ao Guaruja pois ficou perigoso e nao descemos mais pois as estradas sempre estao cheias em qq final de semana.
Hoje, feriado de Tiradentes em SP, em plena quarta feira, arrisquei descer para voltar ao restaurante do JOCA e caminhar no final da tarde na areia para descarregar ou trocar as energias. Demorei 2 hs para descer devido acidente na ida e duas hs e meia para voltar pois o acidente da manha fechou uma das vias. E' um trajeto que da para fazer em 1 h tranquilo(por isso isso nos aborrece qq viagem para praia que evitamos)

Mas o resultado e' que valeu o dia. Fui perguntar como era prepararado o lambe lambe pois tem um sabor delicioso e nao saberia reproduzir em casa. Nessa, me apresentaram o pp proprietario e ele falou osbre a casa e outras coisas mais e gentilmente me presenteou com uma outra visita com LAMBE LAMBE por sua conta. Obrigado Sr. Joca ou Sr Osvaldo Valente pelo presente. Ele diz que prefere que chame de Joca pois e' Joca como todo mundo chama.

A casa existe ha' 30 anos e ele tinha comecado no km18 e depois foi para o Km12 da estrada Guaruja Bertioga.
Tem dois quiosques e mais o salao onde vc pode avistar o canal e as lindas montanhas na frente. Tem um pier bem na frente que as vezes vc ve gente chegando de barco.Vi na reportagem que tem pista de helicoptero tb pois e' frequente o pessoal chegar de helicoptero. Noooooossa, nem imaginava!

Sai com a sensacao confortante de "barriga cheia"e depois fui para areia da Enseada dar uma caminhada de 5km para fazer a digestao no final da tarde com a praia vazia-assim adoro.Tempo agradabilissimo. Subi a serra no comeco da noite. Transito -devido acidente da ida e fechamento de uma estrada. Detesto isso.

Veja a reportagem aqui sobre mais coisas curiosas do restaurante considerado restaurante ecologico.

endereco: Estrada Guaruja Bertioga km 12

Tem lugar para estacionar tranquilo. Se quiser ir com barco ou helicoptero, me convide!