domingo, 24 de julho de 2011

Sukiyaki do Bem - o jantar

Salão completo

Assim começou o jantar com a quebra do barril. Minha amiga que foi sorteada Sonia no canto direito. E cade o Jun Sakamoto!?
Nomes e fotos de cada chef durante o jantar e a pergunta não parava: onde está Jun Sakamoto?!

Primeiro prato: entrada:Tartar de atum elaborado pelo chef Kazuo Harada - levíssimo e um picante agradável. Delicado. Gostei muito. Repeti essa entrada. Todas as peças estão acomodadas na peça de cerâmica de Hideko Honma

Rolinho primavera (harumaki) de camarão. Massa fina e crocante e recheadíssima de camarão. Chef Kazuo Harada

Sukiyaki com wagyu (carne bovina marmorizada e macia de alta qualidade), acelga temperada à parte e alho poró dando um toque. Essa peça foi presenteada a todos no final da festa. Abaixo peças das pessoas do mundo gastronômico como Marcelo Kaysuki, chefs de cozinha de alta qualidade e etc.

sobremesa chamada KAMARAL -creme de chocolate creio que branco com mousseline de lichia e sorbet de cereja de Laurent Groulleau - ele é muito simpático "oui"

 
lance do chamado "Leilão Silencioso" dado antes do evento. Se derem o ZOOM já verão o valor das peças antes de serem leiloados...

 
Luca foi quem arrematou a peça de cerâmica de Jun Sakamoto e com isso ganhou um jantar para duas pessoas no balcão no restaurante do mesmo. Valor: nem sei se posso publicar, mas foi alto!!!!!. Afffff.........PARABÉNS!!! Posso dizer que de todos os leilões de outros anos, esse valor foi o mais alto! Daqui a pouco não vou aguentar e publicarei! Luca espero que um dia vc goste e gaste na minha peça tb!! rsrsrsr

Vários outros chefs fizeram com criatividade mil e foram leiloados. Na minha opinião a mais bonita peça desse ano foi a da Helena Rizzo, bem ao centro da foto. LINDO DESENHO!

Helena Rizzo assinando minha peça. Fiquei hiper feliz. Hideko veio me apresentar. Obrigada!


Fiquei duplamente feliz! Foto com Jun Sakamoto.
Algumas ceramistas amigas no alto, ikebana da nossa amiga TAMAKO e Sônia treinando para quebrar o barril. Coincidência ou não ser chamada?!?!? rsrs
Várias peças das alunas ceramistas. ESTAVAM LINDAS
Aqui estão QUASE todos que pegaram a minha peça. Chef pegando minha peça....qta honra!Maga faltou a sua foto!! OBRIGADA!!

Minha amiga Ki. Ceramista pegando de ceramista dá uma honra danada tb!!
recebemos hapi (vestimenta) e todas as ceramistas estavam identificadas dessa maneira. E as Hideketes tb estavam de bailarinas. Veja mais fotos no blog da Sosso http://rainhaso.blogspot.com/ .
Jun Sakamoto tardou, mas não falhou. Veio no final da festa. Perdeu voo pois estava fora do país e veio direto do aeroporto. Alguns já tinham ido embora e aqui está a prova.
O evento foi no salão do Grand Hyatt em São Paulo no dia 23 de julho de 2011 às 20h. 35 alunas ceramistas foram convidados para criação de peças de cerâmicas denominadas de utsuwas. O portão para um salão foi aberto num determinado momento onde em filas os convidados entraram num labirinto onde as ceramistas com as peças expostas estavam à disposição para apos sua escolha serem presenteados. Os convidados escolhiam e se dirigiam a outro salão do jantar. Todas as mesas já estava numeradas no convite. Tudo bem organizado. Iniciou o jantar com esclarecimentos a respeito do fundo destinado do jantar `a instituição IKOI NO SONO, 10% CASA TIAMINHO e 10% à CRUZ VERMELHA JAPONESA.

Os chefs para executar o prato principal SUKIYAKI, foram dessa vez a chef Helena Rizzo, eleita entre os 100 melhores restaurantes (rest. Maní) e chef Jun Sakamoto eleito o melhor rest. japones por vários anos consecutivos(restaurante Jun Sakamoto). Veja como foram outros anos.
Foram convidados 350 pessoas com convite no valor de R$350,00 com 100% de doação às entidades.
O menu foi composto de:

Tartar de atum - chef Kazuo Harada
Rolinho Primavera (harumaki) de camarão - chef Kazuo Harada
Sukiyaki com
Wagyu - Chefs Jun Sakamoto e Helena Rizzo
Sobremesa: Kamaral - cremeux de chocolate com moisseline de lichia e sorbet de vereja- chef Laurent Groulleau
Time de peso como dá para sever!!

Participação do sommelier Benedito Filho ( 5 vinhos tintos foram harmonizados durante o evento)
Sake ou saque foi servido para brindar apos kagami wari(quebra de barril de sake ) onde uma amiga foi sorteada para subir: SONIA BOGAZ. Para quem não sabe, ela já tinha treinado como quebrar alguns minutos antes(rsrsrs). O evento começou as 20h e foi até meia noite.
Teve apresentação de taiko, música com Mariko Kanashiro (cantora japonesa e cantou "CARINHOSO" lindamente) e leilão propriamente dito. Veja mais aqui
http://rainhaso.blogspot.com/
Foi um sucesso.
Para ceramistas, organizadores e patrocinadores, parabéns pelo belo trabalho e colaboração.
Veja tb no blog de outra ceramista Acácia http://acaciaazevedo.blogspot.com/

8 comentários:

Nani disse...

Cada coisa mais linda que a outra, quanta cerâmica maravilhosa!
Beijos

Acácia Azevedo Studio Pottery disse...

Deu trabalho a postagem mas ficou completíssima! O evento estava lindo e vc retratou super bem, parabéns Claudinha! É sempre muito bom estar ao seu lado. Beijão, A.

Katia Mine disse...

O jantar parece delicioso!
E as peças estão lindas. Parabéns a todos!!
bjs

Claudia Rumi disse...

Naninha, vendo ao vivo os olhos enchem, pois as peças de ceramicas são lindas mesmo. Vc pode colocar sua salada com fígado e dá um tchan a parte. E voltarei em seu blogpara participar do livro da TIROLEZ.
Acacia, seu blog estão com fotos ótimas e bilíngue. Nem sabia que tinha prato do sukiyaki claro.Achei que era temoko para todos e da sobremesa tb. Vi no seu.
Esse jantar estava completo pois alem das entradas, tem gohan acompanhando o sukiyaki. O sukiyaki estava com toque diferente mas tradicional ainda.
bj
Claudia

Arte Cerâmica Zen disse...

Parabéns, Claudia!!! Come sempre muito bem detalhado.....tudo maravilhoso!! A tietagem é dez...autógrafos!!! Bjs

Cyntia Miti disse...

Parabéns! Este post ficou ótimo!
Adorei todas as peças de ceramica, obras de arte. E a comida parece ter sido bem boa. Um dia ainda vou neste evento! bjs.

Anônimo disse...

Oi Clau

Reconhecemos seu trabalho.Ficou 10.
Fui ver os pratos dos Chefs para escolher o mais bonito.
Logo desisti estava dificil.
Nossos Chefs são super criativos !!!
Muito legal ver a criação de cada um.
Beijão

Vilma.HTK

Claudia Rumi disse...

Bethinha, todos pegariam o seu prato rapidamente como de muitas amigas.
Miti, repeti uma foto. Nessa de editar oitocentas vezes, sumiu uma foto e acabou repetindo outra. tsitsitsi! Vc tinha que ter ido nessa!!!
Vilma, seu prato ficou um capricho só!!! Realmente os pratos dos chefes estavam muito bonitos. Antes eles só assinavam, agora eles sentiram o que é barro e fez as intervenções necessarias e criativas.
bj
Claudia Rumi

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails