domingo, 20 de maio de 2012

Balik Ekmek, sabem o que é isso?!


Imagem de Istambul, Turquia no inverno de 2012, do alto do Torre de Gálata, onde temos  visão geral de Istambul  de algumas  mesquitas nessa foto ao fundo e  o mercado de especiarias logo atravessando essa ponte chamada ponte de Gálata. Essas embarcações fazem tour na região e exiatem dois barcos que ficam ancorados do outro lado onde eles vendem sanduíche de peixe. É fantástico a venda desses saborosos sanduíches. Na ponte, há uma calçada apenas de um lado e o  trem  junto com outra pista de veículo também atravessam . Onde há essa calçada, muuuuitos pescadores  ficam o dia todos pescando diversos tamanhos de peixes, mas todos que acomodem  num balde, pelo menos era o que vi..  






Os pescadores ficam na parte de cima da ponte e na parte inferior, existem vários pequenos restaurantes e  qdo chove foi por ai que atravessava a ponte..Por baixo, vemos tantas linhas das varas dos pescadores que viram uma cortina.



Vou achar a foto do barco como um todo, que é hiper iluminado e decorado.  Essa foto é  opróprio barco ancorado em uma das margens  com a chapa  repleta de peixe, onde eles montam o  BALIK EKMEK e passa para a pessoa que fica à margem



Esse é o peixe cru colocado na chapa. Não sei o nome.










Esse é o peixe grelhado colocado no sanduiche chamado BALIK(peixe) EKMEK(pão). Esse eu comprei de uma barraca ao lado da feira de peixe frescoque fica de um lado da ponte no bairro ainda de GALATA.. Se eu atravessasse, encontraria as duas embarcações repletas de peixes na grelha. Voces não tem idéia do volume de peixe que é vendido. Tem barracas de picles , milhos que junto com sanduíche, fazem o par perfeito(mas não comi) pelo que via as pessoas colais comendo em peno DOMINGO. É LINDO!

Essas são as bancas de peixes. Todos os peixes são acomodados em bacias com agua corrente ou sobre folhas verdes não deixando cheiro algum. Algumas barracas alem de vender o peixe fresco,  vendem alguns pratos típicos com os peixes
Peixes pequenos fritos parecendo o nosso manjuba - Comi fácil uma porção(enorme porção)













Foto do meu vendedor,colocando junto com peixe(peixe agua salgada, sem espinho, gordo e saboroso- DELICIOSO), cebola, pimentão e salsinhas(usam bastante salsinhas nas saladas- salsinha inteiras, sem picá-los) junto com um baguete.Os pães são fantásticos!! |Ao fundo a direita, vemos o que suspeitamos de nosso "churrasco grego", que era servido de uma maneira totalmente particular, nada parecendo com nosso sanduíche que prefiro nem existe isso lá. Só os aspecto de carne prensada  no espeto e assada






Essa foto é de uma banca de peixe(todas de agua salgada- veja o preço onde a LIRA TURCA que  corresponde igual valor do real.


Esse era meu BALIK EKMEK - sanduíche de peixe - MUUUUITO BOM!!!! 5 Liras turcas= R$5,00- nem pensem que tem gosto de peixe forte ou coisa do tipo. VALE A PENA COMER!



Reparem nas cores da brânquias que eles propositalmente deixam aberto - VERMELHAS = frescas!!!


Essa lula, não tinha nome na bacia mas creio que é do tipo chamado SÉPIA pois ela é mais triangular, carnuda e saborosa.


3 comentários:

Katia Mine disse...

Lindo lugar, e os peixes parecem mesmo fresquíssimos.Fiquei com vontade de comer os peixinho fritos. bjs

Cyntia Miti disse...

Estou amando estas fotos maiores no blog. Eu também fiquei com vontade de comer os peixinhos fritos.

Claudia Rumi disse...

Não consegui colocar mais fotos . As fotos grandes limitam a qtidade.
Depois de comer o sanduba sozinha, comi a porção de meio "marmitex" só desses fritinhos. Fácil!!!
bj

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails