sábado, 3 de novembro de 2007

Pão com nozes


Essa receita eu peguei no blog Come-se da Neide Rigo.

Eu nunca tinha feito um pão, achei bem fácil, só precisa ter paciência para o pão crescer, coisa que eu não tive e acabei assando antes da hora, mas mesmo assim o pão ficou bem gostoso. Como eu adoro nozes, coloque bem mais. A massa rendeu 4 pães iguais a esse da foto.
A seguir, a receita da Neide :
- 2 envelopes de fermento biológico seco
- 3 colheres (sopa) de açúcar
- 1 ovo
- 1 colher (sopa) de sal
- ½ xícara de óleo
- 3 xícaras de água morna (720 ml)
- ½ xícara de germe de trigo
- ½ xícara de aveia em flocos
- 1 xícara de farelo de trigo
- 1 xícara de nozes trituradas grosseiramente
- Farinha de trigo até dar o ponto (cerca de 1 kg)
" Numa bacia dissolva o fermento com o açúcar na água morna. Junte o sal, o ovo e o óleo. Acrescente o germe de trigo, a aveia, o farelo e as nozes - separe umas 3 colheres (sopa) para o acabamento. Junte a farinha branca, aos poucos, sovando bem, até formar uma massa macia, que se solte das mãos. Cubra com pano e deixe crescer, até dobrar de volume. Divida a massa em 3 ou 4 partes, molde os pães compridos ou em forma de bola. Pulverize água e grude na superfície as nozes reservadas. Se quiser, polvilhe apenas com farinha de trigo – como o que aparece na foto, dentro da sacola. Faça cortes com uma faca bem afiada (ou estilete, bisturi). Coloque-os numa assadeira untada e enfarinhada. Cubra e deixe crescer novamente. Leve para assar em forno quente preaquecido, por 10 minutos. Diminua a temperatura para 180 graus e deixe assar por mais 50 minutos. Tire da assadeira e deixe esfriar numa grade. Ou apenas deixe-os apoiados na borda da assadeira, para que o fundo dos pães não fique suado. Embale em saco plástico e consuma em 3 dias (se não, guarde na geladeira ou congele).Rende 3 ou 4 pães
Se o tempo estiver muito quente, diminua pela metade o fermento. E se tiver muito frio, deixe a massa crescer em lugar bem protegido e quentinho.
Se quiser, use as nozes todas no pão e polvilhe a casca com germe de trigo ou aveia - molhe o pão embaixo da torneira e role-o, pressionando bem, sobre o germe ou aveia espalhados numa superfície plana. Fica muito bom.
Se preferir, use sementes de girassol, amêndoas, castanha-do-pará ou xerém de caju no lugar das nozes. Também vai dar certo. "

Acho que agora vou começar a fazer mais pão em casa.

6 comentários:

Eli disse...

Hum fiquei imaginando o cheirinho, e receita da Neide é um luxo!! Está muito bonito!

risonha disse...

e eu que agora tenho uma máquina de pão acho que este não me vai escapar...

Laurinha disse...

Adoro fazer pão em casa, e faço na pedra, pq não tenho máquina de fazer pão... E faço, adoro!!
Este pão é o que há, delícia, e se é da Neide, certeza de receita 10!
Só evito de fazer em dias muito úmidos - o medão de errar a mão...
Quem sabe supero - ainda prefiro esperar pelo dia seguinte...!
Adorei sua cozinha, já zanzei, virei sempre, viu!
Beijinhos,

Karla Maria disse...

O pão tá tão bonito que me deu vontade de fazer.
Beijo

Anônimo disse...

Hmmm Kátia, esse parece bom mesmo! Aqui em casa só se come Pão Preto Integral. Tenho uma receita e vou passa-la posteriormente pra você. Tem linhaça e gergelim. O bom que além de light é bom para nossa saúde. Tbém rende bem, cerca de 4 pães. Como é bem forte, 2 fatias satisfazem facilmente. Comemos com patê de atum, ou omelete bem caprichado por cima. (coisa de alemães) eheheheh Eu acho forte mas não posso negar que é delicioso.
Já fiz qse todas suas receitas doces. M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-A-S. Não se incomode porque no meu orkut eu coloquei uma recomendação do seu site e todas minhas amigas recém-casadas amaram seu site e estão adorando conseguir cozinhar e surpreender os digníssimos esposos.
Um grande beijo pra você e continue nos deliciando e nos ensinando a ser melhores.

Nani disse...

Um pão feito em casa é uma maravilha, essa seu está com um aspecto muito agradavel.
Beijos!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails