domingo, 23 de novembro de 2008

Adoro pão!!

Meu pão!! Com patê de ervas da minha irmã. Ficou fofinho!!!!
cresceu!!!!






O pão apresentado no curso.

Massa macia e ele fez minhoca e cortou em pedaços de 3cm aproximadamente.















Outro formato usando 4 minhocas e trançando-as.






Já tinha iniciado o curso, creio uns 2min e ele estava falando da esponja. Esponja cresce, esponja é essencial, faça sempre esponja para pães e eu com aquela cara de que raios de esponja é essa!!?!!
Li o prospecto e vi que é a fase inicial da fermentaçãodamassa.Hummmmm...interessante!!! Não sabia que isso se chamava esponja. Santa ignorância!!!
Obviamente, a partir de agora, não é comercial e nem fui paga, mas me deram uma sacola legal com vários produtos da DONA BENTA(marca de farinha).E nessa aula, o ministrador falava da importância da farinha de trigo e no caso, lançamento da farinha RESERVA ESPECIAL Dona Benta. De qualquer maneira, a massa tem uma textura de trabalho delicioso e fica macio mesmo. Fiz a esponja, que explicarei em breve e sovei a massa e ja que pouco fico em casa, carreguei a massa dentro do carro para crescer. Quando entrava no carro após algumas paradas, a massa estava crescendo fantasticamente. Fiz uma parada obrigatória na minha mãe pois a vasilha do pão já estava no limite e pedi para meu sobrinho me ajudar a fazer os mini pães.
Pois bem, assado ficou da mesma maneira no curso e ainda, mesmo exposto sem proteção nenhuma,depois de 5 horas, ela estava igual. Congelei depois de um dia e comi novamente e continuo dizendo, estava igual.Normalmente quando eu faço, o pão começa a ressecar e preciso acomodar direitinho. Esse deu certo.Existe um ítem que fui atras e não achei: ÓLEO EMULSIFICANTE PARA PÃES e parece que tem na versão de pó. Pois bem, achei apenas MELHORADOR PARA MASSAS PANIFICÁVEIS, da marca Itaqua e eu usei isso.
Receita:
Fazer Esponja:
02 envelopes de fermento biológico seco instantãneo(20g);
3/4 xícara chá de Farinha de trigo Reserva Especial;
1 colher sopa de açúcar mascavo(10g);
1/2 xíc de água morna
-Faça a mistura ate dissolver todos os ingredientes,cubra e deixe dobrar o volume(cresceu em meia hora);
Para a MASSA:
9 colheres de sopa de açúcar(90g);
1 xíc chá de leite integral morno(250ml)
3 ovos ligeiramente batidos
1/2 xícara de chá de manteiga sem sal,serretida e morna;
1 colher se sopa de sal (10g);
2 colheres de dopa de ÓLEO EMULSIFICANTE para pães;
1 kg aproximado de Farinha de trigo Reserva especial.
-Acrescente na esponja os demais ingredientes acima porém inicialmente apenas a metade da farinha e mexa ate ficar homogênea. Aos poucos adicione o restante da farinha e sove, mas sove mesmo ate a massa ficar macia, elástica e ainda pegajosa.Cubra e deixe descansar até dobrar de volume.Pode vedar com filme de PVC ou toalha mesmo.
-Sobre uma superfície enfarinhada,sove novamente e modele os pãezinhos (eu modelei e sovei -ele tb fez a mesma coisa na aula).
-Coloque em assadeiras untadas ou em forma de empada,untada.
-Cubra novamente e deixe crescer até dobrar de volume.Asse em forno médio(180°C preaquecido por cerca de 20 min ou ate que estejam assados,porem ainda branquinhos.
Boa SORTE!!!




9 comentários:

Katia Mine disse...

Humm.....Também adoro pão!
Esse parece fofíssimo e gostoso.
Vou tentar fazer.
bjinhos

sonia disse...

crauzinha não vou tentar fazer e quero comer desse pão,hummmmmmmmmm e o almoço de sábado foi bom ein,hummmmmmmmm o meu foi bem diferente do seu,hauhauhauhauaha
(uma droga).........
pode levar o patê também que eu aceito tudo.beijos so

JAponaise disse...

Crau....
Depois dessas explicações......vc faz para as sua amigas poderosas??????
Seria uma degustação perfeita para o nosso próximo jantar!!!!!!!
bjs e PARABÈNS!!!!!!!!!
JAki

Claudia Rumi disse...

katia, tente fazer e me conte.
So, qdo me referi a um sabado, foi de uns tres sabados atras.Esse sabado tb foi uma droga!!trampei o dia todo e com início de resfriado .
Jaki, para nosso encontro, só se deixar crescendo de novo dentro do carro...!Pior que fui no Pão de Açucar buscar outra farinha e não achei desse tipo "RESERVA".Nem sei se lançaram...bj
claudia

Valeria disse...

Oi Rumi chan
Que belos pães!!!Hummm cheirinho de pão caseiro .Que delícia!!!
Ótima explicação da receita tb!!
Ah só faltou a receita do Patê da maninha!!
Beijocas

Anônimo disse...

Crau, eu amo pão como você sabe, eu querooooooooo, quero, faz pra mim?ahahaha

a nossa amiga está muito poderosa fui no bistrô da Regina Preta e adivinha ela lembrou da Crau e dos pratos que eles pediram, ela tá muito chique...ahahhha

beijão.......

Emília disse...

O pão ficou lindo, parece ser muito fofo, e a cor do patê é linda, quando vi a foto achei que fosse algum recheio doce!
Beijinhos

Ana Canuto disse...

Muito legal...ensina a minhoca de quatro pontas vai ....

Claudia Rumi disse...

Emília, esse pão é muito fofo mesmo.Diferente mesmo!! Ja fiz de novo com farinha ANACONDA.
ANA, como vou te ensinar a minhoca???? Só se montar um vídeo e te mando....hummmmmm....tem que ter alguem filmando....!!viche!!!! vamos ver..
bj
Claudia

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails