domingo, 4 de janeiro de 2009

Significado dos pratos do ano novo japones

osechi



Pelo menos, na casa de minha mãe, a mesa é farta. É comemorada no almoço do Ano Novo. Se não tiver ceia, não tem problema algum, mas no dia 01 de janeiro, tem que ser COMEMORADO.

Pesquisando sobre isso, vimos a palavra OSECHI que trata-se de um conjunto de pratos japoneses contida em um tipo de "caixa" com divisórias que eram oferecidos durante esse dia para as pessoas que passavam em suas casas.Segundo minha mãe, as pessoas passavam de casa em casa para comprimentar e não ficavam muito tempo. Aí eram oferecidos esses osechis.O Ozoni, que achava que era a sopa obrigatória, minha mãe diz, que era a primeiro alimento do dia,ou seja, no café da manhã e as pessoas da casa apenas tomavam. As visitas, não. Cada um tomava em sua casa. Todos os pratos eram preparados antecipadamente, pois nesse dia, as mulheres não cozinhavam. Hoje em dia, até as lojas 7-eleven tem já prontos para serem comprados para esse dia.
Verificamos que os pratos servidos no ano novo tem significado, como o KAMABOKO, processado de peixe de cor branco e rosado, que uma vez fatiado lembra o formato de sol levantando-se e que pessoalmente nunca tinha percebido, quer dizer sorte .

Konbumaki, que é um tipo de alga e minha mãe envolve a raiz de bardana ,frango e cenoura internamente e amarra com kampyo e esse konbu tem o significado de alegria, em outra forma de escrita.

Kazunoko(ova de arenque) significa prosperidade(numerosas crianças).

Até o camarão, minha mãe explica que devido a curvatura dorsal dela, representa longevidade,como se fosse a própria condição da pessoa com a idade.

Achei curioso!!!

Esses pratos acima fazem parte do nosso almoço do dia 01, mas junto tem a vrsão da nossa família que consiste em sashimi, sushi, salmão gralhado, pernil, cordeiro, tender,casquinha de siri, creme de camarão,bacalhau, torta ,arroz de lentilha, nimame(tipo de feijão grande doce), camarão gralhado e um monte de doce que cada um traz. É uma mistura de japones + brasileiro puro.
RESULTADO: estou comendo ate hoje!!!

10 comentários:

sonia disse...

ADOREI SABER A EXPLICAÇÃO NEGUINHA,EU NÃO SABIAAAAA.........
fantastico!!!!!!!!!!!
beijos e amanhã começa o regime para mim ,heheheheh
água e verdura,hehehehehe
so

Claudia Rumi disse...

EU tambem!!! Agua+ verdura + exercício,pois só capa de bujão está me servindo!!
bj
claudia

Emília disse...

Eu sei que tem significados, mas não sei nada a fundo...eu só sei de comer mesmo!!rss que feio né!
Essa mistura de cultura é muito boa, nas festas eu já nem sabia o que era japonês e o que era brasileiro, mas eram todos gostosos!!
Claudia me lembrei de uma coisa engraçada em relação às misturas de cultura, lá em casa a minha mãe quando ia falar da fronha do travesseiro ela dizia makura kake, e quando ia falar da toalha de mesa ela dizia mesa kake, e acredite eu sempre achei que mesakake fosse japonês, eu lembro do dia que eu pensei um pouco e depois cai na risada rsss, ai ai e olha que já era bem grandinha!!
Ah! Meninas nem falem em regime e roupas que não entram!!! eu estrapolei...
Beijinhos

Valeria disse...

Oi Rumi chan
É isso mesmo!!!Esse osechi do Nihon é lindo de se ver mas o sabor é tudo igual.
Prefiro o osechi maze maze do Brasil.
O que eu gosto mesmo é de ozoni.
Já comeu o seu ozoni???
Bjs mil
Ps もこかに宜しくを伝えてね!!
大騒ぎだけですんでよかったね!!

Gracy disse...

muito interessante, nao sabia...a cultura japonesa é fascinante, nada é por acaso.
abraço

Katia Mine disse...

Pena não ter participado do almoço aí no dia 1. Uma comilança só na sua mãe. Tudo de bom!!!

Claudia Rumi disse...

Emília, acho que é coisa de nihonjin viu, pois eu tb aprendi falar pão de pudim ao inves de pudim de pão e somente agora que caiu a ficha.rsrsrsrsrr.
Valeria, qto a sua amiga, esquece que voltou tudo atras.tsitsitsi!e qto ao ozoni, ADORO ozoni e como muito.
Graciele, nós que somos de origem, não sabemos muito e por isso creio que temos que manter um pouco a tradição,pois perderemos tudo muito breve.
Go,esse ano bateu recorde de comilança!!!! eheheheh!
bj
claudia

Arte Cerâmica Zen disse...

Claudia, eu não sabia de muitas coisas também.....obrigada pelos esclarecimentos.....deu para perceber que o meu negócio é só comer também..rsrsrsr
Adorooo ozoniiiiiiiiiii......hummmmmmmmmmm
bjitos
beth

Arte Cerâmica Zen disse...

Sossoooooo, Clau.....regime nesta época, vcs etão doidas??? Claudia, antes capa de bujão feliz do que magrinha apática.....que não gosta de comer nada!!!!!!!!!!bjs

Claudia Rumi disse...

Beth, prefiro roupa de papai noel pois ele tb é gordo e esbanja felicidade do que passar fome!
Adoro Ozoniii tb! Adoro moti com o caldinho!
Bom Natal e ano NOvo!
bj
Claudia

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails