sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Nhoque de semolina

meu nhoque com queijo parmesão, requeijão e creme de leite
a massa já recortada e nesse momento coloquei no molho de queijo; a massa depois de recortada é muito fácil trabalhar para aproveitar os recortes e remodelá-las;

nhoque de semolina do restaurante Regina Preta bistro com mignon de porco e pure de damasco -adorei!!!!

Peguei essa foto no site, mas o que eu comprei era de embalagem amarela .

Nhoque de batata é imbatível, mas provei o nhoque de semolina em duas casas, Regina Preta Bistro e Due Cuochi e fui fazer. A chef Regina, hiper simpática falou com tranquilidade como se preparava. Fui atras dos ingredientes, fácil por sinal e experimentei.~
A receita é o que está no verso da farinha de semolina da marca RENATA apenas com a maneira diferente de cortar o nhoque que ela me ensinou como ela fazia o dela.

Aqui esta o que está escrito no verso da farinha e segui até o momento de modelar:

1 l de leite;
5 colh de sopa de manteiga ou margarina 100g;
3 gemas peneiradas;
3 xic de cha de semolina Renata;
100g de queijo ralado parmesão opcional(eu usei queijo ralado parmesao fresco);
sal a gosto(usei muito pouco)

farinha de trigo tipo 1 para polvilhar a mesa

Modo de fazer
Em uma panela junte o leite, manteiga e as gemas. Misture delicadamente ate ferver.Adicione aos poucos a semolina, o queijo ralado e o sal.
Mexendo sempre para npo empelotar ate desprender da panela aproximadamente 2 minutos. *Deixe esfriar um pouco e trabalhe a massa na superficie lisa enfarinhada com farinha de trigo tipo 1. Modele o nhoque e cozinhe em agua fervente ate que subam a superficie. Retire com auxilio de uma espumadeira e coloque em um refratário.
*Nessa parte para modelar, fiz como Regina falou: depois de desgrudar da panela, coloquei num refratário retangular e deixando uns 2 cm de espessura e esperei esfriar. Com um aro de metal, cortei a massa em formato de pequenos cilíndros de 2 cm de diâmetros por 2cm de altura aproximadamente e fui reservando. Não coloquei na agua fervente.
Isso fiz por conta: Coloquei na panela para incorporar meu molho de queijo com creme de leite, uma colher de requeijão e parmesão a gosto. Aí acrescentei meus nhoques, mas pequenas quantidades e deixei esquentar onde após isso, levei ao forno meu prato para gratinar.
Entendi porque eles oferecem pequenas porções. No Due Couchi ofereem como entrada e na Regina, pequenas rodelas: ela é mais "pesada". Achei que comeria fácil outro prato desse que eu fiz, mas devido tb ao queijo, nao consegui repetir.
Guardei porções no freezer, para qq momento comer com meu molho de tomate com manjericão que é meu preferido.

11 comentários:

Acácia Azevedo Studio Pottery disse...

É verdade, pouco satisfaz...rs* Sou uma super fã de nhoque de semolina, essa receita é diferente, vou testar ;) Bjs Claudinha. Seu blog sempre me deixa com água na boca...

Cyntia Miti disse...

Nossa, Ru. Este nhoque que você fez está com uma cara muito boa, melhor que a do restaurante.

Arte Cerâmica Zen disse...

Claudia, aprovadíssimo essa receita!!! A turma daqui de casa gosta mais com molho de tomate com manjericão...acho que pesa menos...portanto come se mais..heheheheh adorei!!!! bjs

Claudia Rumi disse...

Acacia virei fà somente agora e achei muito facil preparar.
miti, do restaurante usava gorgonzola. E preferi mais leve, mesmo assim sou de concordar coma Beyhinha, que comeria muuuuuuuuito mais com tomate e manjericao. FACIL!
Bj a todas
Claudia

Katia Mine disse...

Ru, eu nunca comi nhoque de semolina. Vou fazer tbém.
bjinhos

Claudia Rumi disse...

Acabei de tirar do freezer outra porcao de nhoque e descongelei meu molho de tomate caseiro com musculo e comi com meu nam que inventei. O NHOQUE fica divino com tomate. Amei!!

Claudia Rumi disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ateliê v.cardia disse...

Obrigado Claudia espero me superar e fazer outros bulês mais bonitos.
bjs Vicente.

Priscila Beneducci disse...

Comprei ontem no Carrefour contagem a Semolina Renata, vou fazer.

Claudia Rumi disse...

Priscila, fique a vontade para falar do resultado seja positivo ou negativo, ok?!
bj
Claudia

Rita Valente disse...

Você congelou os nhoques crus?

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails