sábado, 25 de setembro de 2010

Pudim de pão

com raspas de limão por cima - esse nao coloquei creme de leite - veja a textura - mas não fica DOCE,doce, doce! esse com creme de leite
o mesmo de cima mas virado com caramelo para cima - fica cremosíssimo, leve e suave.
meus pães amanhecidos acomodados num recipiente;
coloquei 800 ml de leite


cubro totalmente


coloquei um copo depois de despejar o caramelo nessa peça de ceramica - o copo fica preso devido o caramelo e depois despejo a massa liquidificada


fiz numa assadeira totalmente redonda e removi só o centro para presentear minha vizinha e o restante fui comendo

esse fiz numa asssadeira com furo no meio e virei na peça de ceramica(a mesma que mostrei anteriormente) apenas para acomodar
Eu filha de japonesa, falava ate pouco tempo atras, Pão de Pudim. Meu marido fez eu corrigir pois nem prestava atenção e falava da mesma maneira que minha mãe sempre tratou desse pudim de pão. tsitsitsi!!!
Sempre que sobra pães , minha mãe aproveita de alguma maneira. Eu não poderia ser diferente. Tinha meia baguete e seis pães amanhecidos e alguns ate secos. Farinha de rosca ja estou cheia e parti para meus hamburgueres e pudim de pão. Estou incrementando na receita da minha mãe cada vez mais para ficar num ponto mais legal e creio que consegui.


Receita fácil e de liquidificador.

Ingredientes:

5 pães amanhecidos aproximadamente;
4 - 5 ovos(depende do tamanho);
800ml de leite aproximadamente;
1 lata de leite condensado;
1 lata de creme de leite;
1 vidro de leite de coco 200ml;
3 colheres de sopa de coco ralado;
4 colheres de açucar para caramelizar na forma;


Modo de fazer:

Colocar os pães com 1 litro(ou aproximadamente- nessa receita fiz com 800ml ( tinha tomado um copo) de leite para amolecer num recipiente

Colocar no liquidificado os ovos, leite de coco , condensado e creme de leite e acrescente por parte os pães amolecidos com seu respectivo leite. Não entra de uma vez no copo do liquidificador todo o preparo e faço por parte - ja vou avisando.

Caramelizar a forma e colocar por cima a massa já liquidificada.

Faço tanto em assadeira retangular, como redondo com furo no meio ou mesmo sem furo e nessa foto fiz na ceramica - apenas esse transferi o caramlo de uma assadeira para a ceramica para ficar depositada na fundo.

Cobrir totalmente com papel alumínio e deixar no banho maria ou melhor, em outra assadeira maior já deixo 1 dedo de agua e coloco as formas que deixei o preparo acomodadas nela.Minha mãe faz direto no forno sem banho maria e sem creme de leite, porem fiz essa modificação para ficar sem bordas queimadas e mais macia.

Deixo aproximadamente 40 minutos em fogo médio e desligo e mantenho no forno. So checar se tem agua no fundo da assadeira maior sempre.

Ao servir, pode colocar raspas de limão siciliano, tahiti ou comer puro.

9 comentários:

Acácia Azevedo Studio Pottery disse...

Ái venho aqui e fico babando... Vc não tem pena de suas amigas Cláudinha???? E o melhor é que vc acerta justamente nas que adoro! Hummm...Não está dando tempo de fazer coisas gostosas, só de fazer os suportes onde ela vão! rs*** Bjs e bom finds!

Claudia Rumi disse...

Isso se chama SOBORO puro!! Imagino as criações dos utilitários que vc deve estar fazendo, sensei! Isso é de gente grande!
bj
clau

Abelha Maia disse...

Gosto tanto, ficou com um aspecto delicioso, não faço já uns tempos.

Ateliê v.cardia disse...

Parece bem gostoso, e o detalhe do esmalte azul da sensei.
bjs Vicente.

Acácia Azevedo Studio Pottery disse...

Claudinha, resolvi ir para cozinha! Fiz o nhoc de semolina, ficou delicioso! Obrigada pela receita. Bjs!

Claudia Rumi disse...

Abelha, eu fico um tempao sem fazer essa receita, mas qdo faço,affff,nao paro mais.
Vicente, fiz um prato e a cor do 37 ficou PERFEITO! Adoro quando fica desse jeito.
Puxa Acacia, que HIPER legal!O bom é que vc já usava a semolina. Eu usei pela primeira vez no nhoque. Fiz uma vez pão e nao deu certo.
Fiquei feliz!
bj a todos
claudia

Cyntia Miti disse...

Este pão de pudim é muito bom! Comi lá na casa da sua mãe. Gostei da dica de colocar um copo no meio se não tiver uma forma com furo no meio.

Beta Tiossi disse...

Minha avó fazia pudim de pão, mas ficava muito consistente. O seu parece bem cremoso, gostei! bjs

Claudia Rumi disse...

Miti, miinha mae faz assado e fica com crostinha mais seca. Com o banho maria resolve tudo,por isso Beta essa consistencia desaparece .
bj
claudia

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails