segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Sopa de Caldo Verde


Adoro essa sopa. Já fiz com couve refogada antes, couve durante o cozimento e achei a textura certa e essa que vou dar a receita. Essa receita serve como entrada para 4 pessoas.

Ingredientes:

4 -5 batatas médias;
2-3 paios (não use calabresa defumada);
1 litro de agua aproximadamente;
1 cebola pequena;
2 dentes de alho;
3 colheres de oleo girassol ou canola(qq um que vc use);
1 tablete de calde de carne;
5- 7 folhas de couve manteiga.

Modo de fazer:

Lave as batatas com casca e tire a umidade com pano e coloque no microondas por 10-12 min. Quem preferir cozinhar com agua, fique a vontade.

Refogue nesse tempo, cebola e alho bem picado. Acrescente o paio. Remover antes a casca e cortar em rodelas bem finas. Eu prefiro alem de cortar em rodelas, cortar ao meio como fosse meia lua para acolher melhor na colher de sopa.Quem preferir picar em cubinhos, fique a vontade. Frite os paios para ficarem tb douradas. Faça isso com fogo baixo pois ela não libera gordura e com isso grudará no fundo da panela. Tampe e enquanto isso, tire as batatas do microondas e retire a pele. PAsse no espremedor e coloque na panela. Mexa bem e acrescente aos poucos a água, mexendo bem . Tampe e aumente o fogo e deixe meia hora(depende do seu fogo) fervendo e tampa fechada.Gosto ela mais para grossa por isso a agua é olhometro. Coloco nesse tempo, um tablete de caldo de carne. Se necessário, acerte o tempero com um pouco de sal.
Lave as folhas de couve e remova o talo grosso. Corte em fatias bem finas e depois corte ela duas vezes na transversal fazendo com que ela não fique um fio comprido e sim uma pequena tira de uns 2- 3cm pois na hora de misturar ou pegar com a colher, a couve não tenda a enrolar se o comprimento dela for igual qdo cortamos para a simples feijoada. Ela ficará mais delicada. Acrescente no final do cozimento.Ela liberará ate a cor verde e desligue. Gosto de servir com ela bem verde(claro) e não com aspecto que ja cozinhou muito(verde escuro). Combina muito bem com uma gotinha de pimenta ou/e bom azeite. Sirva com um bom pão italiano.




5 comentários:

Katia Mine disse...

Oi Ru,
como foi de viagem
acabei de chegar na casa da minha mae e já estou indo para a casa da sogra.
Quando vc postar , precisa ir no opçoes de postagem, e selecionar permitir comentarios, senao ninguem pode comentar aqui.
Acabei de permitir.
bjos

Anônimo disse...

Onde fica essa opção de postagem?!?

Katia Mine disse...

Ru,
depois ,que vc escrever, em baixo, em opções de postage,
vc seleciona comentarios de leitores,
permitir.
senão, ninguem consegue escrever.
bjos

Katia Mine disse...

Esqueci de falar que adoro essa sopa.
vc fazer essa sua receita
bjos

Katia Mine disse...

Esqueci de falar que adoro essa sopa.
vc fazer essa sua receita
bjos

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails