sexta-feira, 12 de março de 2010

Restaurante Jun Sakamoto

Keila e seu marido Luis Antonio Galebe, Jun Sakamoto, eu e minha prima Cintia que mora em Dallas e nao conhecia ninguem do mundo artistico que entrava no restaurante. Arnaldo Jabor tb estava presente . Keila, se um dia vc entrar no Blog, queria o site que seu marido comentou......obrigada!
Jun fotografando nos quatro


Esse sushi nao foi o primeiro, mas a foto esta no detalhe da peca leve de ceramica que Jun trouxe em sua mala qdo esteve no JP. Ele trouxe tres e nos serviu nele. Aplicacao de oxido e detalhe com uma faixa com o oxido mais presente.





Preparando o primeiro sushi

Nossa entrada:

waribashi( pauzinho de madeira) em sua embalagem ;
Usamos apenas na entrada, depois foi retirado para levar a boca o sushi com os dedos
primeito sushi: toro

pote de Yuzu em pó(fruta citrica utilizada no JP )que foi colocando entre a lamina de sashimi e niguiri(bolinha de arroz)


tostado com maçarico


qtidade de shoyu aplicada com um pincel largo sobre o sashimi. Observe o detalhe: Shoyu feito por Jun.


Jun trabalhando e colocando de tempo em tempo o sushi na base de ceramica bem a frente. Sua faca sempre acomodada no mesmo local.


detalhe


Esse tb estava fantastico -croc croc

afffff...muito bom!


Tchawam muchi na peca exclusiva da ceramista Kimi Nii. E' um ovo fechado e qdo abrimos, esta o prato quentinho mantido na temperatura certa.


Tchawan muchi - posso traduzir como um pudim quente, mas essa traducao parece que torna o prato nao saboraso, mas e' um prato tipico japones primoroso e de grande agrado. Adoro isso, mas qdo bem feito, se nao..... esquece! Esse do Jun veio trufado por cima. Com sabor mesmo de trufas.



sufle de chocolate - o Jun disse por ser minha primeira visita preferiria nao oferecer um prato nao tipico japones, mas sufle acho dificil de fazer e estava muuuuito bom. No ponto!!! Estufadinha, com casca fina crocante e dentro toda aerada e quentinha que derretia na boca...


sorvete de maca com gelatina de sake


Minha prima Cintia me convidou para ir no Jun Sakamoto. Menu degustacoa no horario das 21hs na Rua Lisboa, 55
Sentamos no balcao, pois é onde podemos conferir a degustação dos sushis.
Não sei mesmo quantos sushis foram e mesmo fotografando (acabou minha bateria) e da minha prima estavamos com dificuldade de tirar, mas valeu o jantar. Vi o detalhe do yuzu sendo colocado, caviar, o proprio preparo do wasabi, a pincelada do shoyu feita por ele mesmo, corte dos peixes e sua escolha, cuidado com o armazenamento do nori (alga) e como ceramista ele mesmo colocou uma ceramica belíssima para servir todos os sushis.
Isso vou ter que falar: em nenhum momento ele pareceu metido(rsrsrrsrs), frio e pretencioso. Pelo contrário, com todos no balcão papo vai, papo vem, bebe taça de vinho aqui e ali e tudo preparando com detalhe os sushis. Adorei a lula tipo sépia, que ele diz que vem do JP pois ela é mais grossa que a lula normal porem a textura dela é mais macia. Adoro lula crua e sempre comi.
Estavamos lá comendo e liberou dois lugares ao lado. Quem sentou la? Keila e seu marido, Galebe. Vi o Arnaldo Jabor entrando, mas preferindo comer na sala ao lado. Fui provando tudo até o finalmente tchawan muchi que amo de paixão e vem todo trufado por cima. Nem o sabor do proprio tchawan muchi, não é parecido com o que eu comi antes. Vem acomodado num charmoso recipiente de cerâmica da ceramista Kimi Nii. Tem peças de outro grande ceramista, Izumi san.
Havia momento que o cheiro do película do peixe sendo tostado pelo maçarico fazia lembrar aquelas lulas secas(coisas de japones) que colocavamos diretamente no fogo quando pequena.
O sabor........isso não tenho como reproduzir no blog. Sabor, textura e aroma, tem que ir lá conferir. Adoooooorei!! Cheguei as 21hs e ficamos ate meia noite. Minha prima é amiga dele e fiquei conversando como se fosse da casa. Keila ,mulher do Galebe(SHOP TOUR) puxou um papo e tb todo mundo junto no blablablablablabla....Muito casual!
Mudei a imagem que fazia do Jun Sakamoto. Quanto ao sushi, fui conferir pois todos falavam já muito bem. Desmanchava na boca. qdo tinha nori, esse estava crocante. Quando comia a vieira, derretia na boca. O uni, nooooossa, estava delicioso. Cintia obrigada pelo jantar e Jun tb.
Gente, eu ganhei esse jantar!!!!
Obs: Olinda do Tenda do Nilo, falou dois dias antes ao saber que iamos no Jun, para observar a temperatura dos niguiris(bolinho do arroz) pois normalmente o arroz e' esfriado naturalmente nos restaurantes e o Jun deixa numa temperatura 'morna', pois ele retira da panela naquele momento e nos serve. Por isso, enquanto brigavamos(nossa, pior que estava dif'icil mesmo com nossa maquina) para tirar uma foto, num momento ele disse que a foto nao deveria ser mais importante que o sushi, pois este e' preparado para ser degustado naquele instante. Vou aprender tirar foto ainda! E outra, o sabor do niguiri nem parece que tem vinagre. Tem sabor de sushi mesmo, mas ate o aperto do niguiri se caso comer o sushi em duas mordidas, ela nao esfarela na mao.

9 comentários:

sonia disse...

Cra,que maravilha menina ,e é o seguinte: Jun é caipira dos interior de Sampa...........e é de perto da minha terra,portanto só pode ser o máximo pois todo caipira dos interior de sampa é bicho muito do bão menina.
Além de ser um gatoooooooooo..........heheheheh
beijos de rainha a vc( vi o prato do Izumi -san :))))))) na hora ,sem ler o que vc escreveu)

Simone. disse...

Amo comida japonesa, pena que é caro. Mas, a gente sempre dá um jeitinho de ir... a família aqui é grande!
Encontrei vcs e já adicionei.

bjobjo

Ellen disse...

Que blog delicioso !!!
abraço
Antonio & Ellen

JAponaise disse...

Sensacional!!!!!tudo!!!!!!
Esse convite foi perfeito para vc!!!!!!
E adorei a peça da minha amiga,Kimi!!!!!!
bjs,
JAki

Valeria disse...

A Cinthia é a filha da Lúcia ou estou enganada???
Acho que se voltar pro Brasil não sentirei falta da culinária japonesa não!!
Lindos pratos e o ambiente parece ótimo!!
Bjs
Valéria

Unknown disse...

Oi Claudia!
Que gostoso relembrar aquela noite de maravilhas gastronomicas! E o nosso papo descontraído tb foi ótimo! Adoramos conhece-las! Olha só: aquele site tá saindo do forno e nao vamos esquecer de vc, ok?! Bjs e ótima semana! E parabens pelo blog, é demais!!!

galebe disse...

olá Claudia
adorei o seu blog, muito útil e bonito, aguarde que te mando o beta do ZAMOOMA, parabens
bj
Galebe

Claudia Rumi disse...

Sonia, seu primeiro comentario minha prima fez o Jun ler da outra vez pois vc e' muito engracada!!! Simone, Antonio e Ellen, sejam bem vindos. Entrei no seus blogs e tb curti muito.
Valeria, o Jun esta normalmente como melhor sushi de Sp. Se vc vier, com certeza vai sentir diferenca ainda pois a qualidade dos peixes ai, creio que e' bem superior como todos sempre falam.
Keila e Galebe, nem acredito que vcs deixaram um comentario.ARIGATO!!
Tinha procurado no google e nao tinha achado o site...e quero ver o outro pois comentei com meu marido.O outro grudou na minha cabeca e nao esqueci.rsrsr bj a todos
claudia

Cyntia Miti disse...

Toda vez que venho ao Brasil vou visitar o meu amigo Jun e comer o melhor sushi de SP. Nao tem nada igual! Sempre sento no balcao e acabo conhecendo pessoas interessantes e tendo uma noite super agradavel.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails