quarta-feira, 12 de março de 2008

receita coalhada -desculpe a falha!!!!


Coalhada Fresca: Ferver 2 litros de leite Tipo A (Fazenda ou Xandô). Colocar numa tigela de louça e deixar amornar. Separar a parte 1 xícara de chá do leite (temperatura ambiente). Verificar a temperatura do leite da tigela com o dedo “anular”, contando até 10 (importante para não juntar soro). Diluir bem 1 copo de iogurte integral (250gs), que servirá de primeiro coalho, na xícara de leite separada, coando e misturando a todo o leite fervido e já na temperatura ideal.Deixar descansar para coalhar por +-4hs (ou de um dia para o outro), em local seco e sem vento, embrulhado em pano de prato e/ou toalha, cobertor, manta ou jornal. Retirar a coberta, sem mexer (para não azedar) e colocar na geladeira. Assim torna-se Coalhada Fresca e Coalho.
Coalho: Após gelada, separar +-4colheres de sopa desta coalhada fresca num vidro fechado e conservar na geladeira, que servirá de Coalho para a próxima e sucessivamente, novas coalhadas.
Coalhada Seca: Para obter a Coalhada Seca, após reservar o coalho, misturar na coalhada fresca 1 pitada de sal e colocar para escorrer em pano de algodão e malha fechada, usado exclusivamente para isso (ao lavar sòmente enxaguar, sem sabão). Pode ser 1 pano de prato (ou saquinho com cordão) colocado sobre escorredor de macarrão e bacia, ambos de plástico (não alumínio, pois preteja). Pode-se deixar na geladeira. Após+-4hs (ou de um dia para o outro), está pronta para servir a Coalhada Seca. Acompanhar de azeitonas pretas temperadas com azeite estrangeiro e orégano, ou záatar (especiaria árabe), ou záatar com gergelim. Come-se pura ou com pão tipo sírio.
Magali Kfouri
Março08

9 comentários:

Gourmandisebrasil disse...

não abre?
bjo,
Nina.

laila radice disse...

tbm no conseguiii!

bjs

Katia Mine disse...

não está abrindo!!
bjos

Anônimo disse...

Mais uma voz a dizer que tb não consegui abrir!!! e agora fiquei muito curiosa em fazer para provar :(...

Karen disse...

Essa é para guardar! Beijos!

Katia Mine disse...

vou fazer hoje mesmo.Eu adoro!!
bjos

Fabrícia disse...

Cláudia que delícia de receita e que cantinho aconchegante....
Bjcas para ti.

Anônimo disse...

Nào assustem com o tamanho da receita! É super fácil e com os segredinhos espero que todos façam muita coalhada e...que não fique azeda!rsrsrs

Claudia Rumi disse...

Valeu Magali!!!
Não é difícil mesmo. Apenas uma DELÌCIA!!!!!
bj
Claudia

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails