segunda-feira, 17 de março de 2008

Salada de cevada ao pesto com tomates-cereja



Quando vi essa receita no livro, achei que ia gostar, pois adoro pesto.
Mas ainda não sei se realmente gostei, acho que a cevada não me agrada muito.
É a primeira vez que a como, talvez seja esse o motivo, não estou acostumada com o seu gosto.
Essa receita é do livro Cozinha Vegetariana da Coleção Grande Cozinha da Abril.

Ingredientes
- 200g de cevada
- 1 buquê de manjericão
- 300g de tomates -cereja
- 30g de pinolis
- 50g de queijo parmesão ralado
- 1 dente de alho
- 1 colher de café de açucar
- 5 colheres de sopa de azeite de oliva extravirgem

Lave bem a cevada em água corrente, escorra e deixe-a de molho por pelo menos 6 horas numa vasilha, com o dobro do seu volume de água fria. Cozinhe na mesma água na panela por 50 minutos a partir da ebulição. Escorra e deixe amornar.

Limpe e lave os tomates-cereja, corte-os ao meio e coloque-os numa assadeira forrada com papel-manteiga. Tempere com sal, salpique com açucar e 30g de parmesão ralado e asse-os em forno preaquecido a 160°C por 30 minutos. Retire do forno e deixe amornar.

Limpe e lave o manjericão. Reserve algumas folhas para a decoração e bata as demais no liquidificador, juntamente com os pinolis, o dente de alho, descascado, uma pitada de sal, o azeite e 50ml de água mineral. Misture até obter um pesto líquido e acrescente o líquido do cozimento dos tomates da assadeira.

Tempere a cevada com o pesto, adicione os tomates -cereja e misture com delicadeza. Distribuia a salada em pratos e salpique-a com delicadeza. Distribua a salada em pratos e salpique-a com o restante do parmesão ralado. Decore com as folhas de manjericão reservadas e sirva.

4 comentários:

Marizé disse...

Eu gosto muito de cevada, e essa salada é bem original. Dá vontade de provar.

Beijocas

Isabel (pipoka) disse...

Tenho que começar a usar cevada na minha alimentação. Já tinha visto lá na Elvira uma sopa de cevada deliciosa e agora com esta sua receita...estou completamente convencida a experimentar!

bjs

Eli disse...

TEnho que dizer que essa linda salada vai me agradar muito! :)

risonha disse...

eu gostava de tentar estas receitas, mas por cá não encontro cevada a vender... quando for ás compras daqui para fora tenho que ver se encontro.
esta salada encantou-me...

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails