sábado, 23 de maio de 2009

Rabada com pure de polenta








pure com granulos ainda....



acrescentei manteiga, leite e um pouco de creme de leite




adicionei caldo da rabada......



no pure


1 kg de rabada - da próxima vez, comprarei na feira como me indicaram pois tem menos GORDURA!


após refogar...





depois de 1 hora na panela de pressão



Nunca fiz a rabada e não tinha nenhuma admiração, mas meu marido adooooooora.
Provamos uma vez no BAR DA ONÇA há dois anos atras e foi de lá a idéia da polenta virar PURE. Pure pra mim é pure.existem vários nomes ,mas não sou chef e usarei o termo PURE.
Ingredientes para rabada:
1kg de rabada(comprar na feira pois vem mais carne);
1 cebola grande picada;
2 dentes de alhos picados;
2 tomates despelados picados;
1 pimenta dedo de moça sem semente;
3 folhas de louro;
1 ramo de alecrim;
folhas de salsão;
500ml de vinho tinto;
sal e pimenta do reiono a gosto.
Modo de fazer:
Refogar cebola e alho e uma vez dourada, arescentar a rabada.Deixar dourar bem e acrescentar tomate picado. Temperar com sal e pimenta do reino e acrescentar os temperos restantes. Por último, adicionar o vinho e fechar a panela de pressão. Qdo começar a ter pressão, abaixar p fo e deixar aproximadamente por 1 hora, fogo baixo. Fica com um caldo DELICIOSO!!
PAra o pure da polentina, pode se usar o próprio fubá, mas que já fez isso, sabe que demora um pouco para dar o ponto. Na instrução da embalagem da Polentina, em cada 2 xícaras de polentina, acrescentar 6 xícaras de água. Aqui troquei por 3 xícaras de leita, para 3 xícaras de agua e 1 de creme de leite e acrescentei manteiga. A mistura na embalagem diz que em 5 minutos estaria pronta, mas preferi mexer por mais tempo, para ficar mais cremosa e sem aquela rugosidade, bolinhas, sei lá o termo, mas deixei mais tempo e adicionei uma concha do caldo de carne. Ficou boooom.
OBS: por não saber comprar rabada, algumas rabadas estavam puro "nervo". Que raiva!!!
Mas o que dava para comer, ficou deliciosa.Esse acaldo depois virou sugo para miha macarronada!!! delicious!!!

10 comentários:

Elisa no blog disse...

Oi Claudia,
Que rabada deliciosa.
Aqui vende rabo. Até já fiz algumas vezes. Gosto muito e achei sua receita ótima.
beijos,
elisa

Claudia Rumi disse...

NOssa, vende rabo aí no Japão???Mas o pessoal tem costume de comer como, Elisa!?!? O caldo ficou DEZ!! A carne que dava para comer tb!!
bj
Claudia

Katia Mine disse...

Eu também adoro rabada, essa sua ficou maravilhosa. Fiquei com água na boca.

bjinhos

Carolina Andrade disse...

Que coisa ruim heim, deu pra dar uma babada!! Beijos

Valeria disse...

Rumi Rabada é um dos meus pratos preferidos!!A sua ficou chiquérrima!!Hummm pure de polenta!Água na boca!!
Acredita que aqui em Sendai um teishoku típico da cidade é língua de boi assada na grelha ,gohan,asazuke de pepino e hakusai e pasme sopa de rabo de boi.....detalhe rabo sem osso...
E outra....nos supermecados daqui vende pedaços do rabo em unidade no pratinho.....o pessoal se asssuta quando a gente diz que no Brasa compramos por kilo!!!
Mas resumindo .....fiquei com vontadinha de rabada!!sua danada!!
Bjs
Valéria

Claudia Rumi disse...

Nossa Valéria, qdo a Elisa falou,achei estranho, mas pasmem vc falando desse teishoku.Tire uma foto qdo vc com^-lo da px vez.Que coisa legal!!! Vcs escrevem coisas que parece que minha cabeça abre mais a respeito das comidas do nihon.E qto ao quilo da rabada, pode falar que o custo equivale a U$ 4,oo nos supermercadoscno BR.Obrigada pela suas informações!!
bj
ru

. disse...

Claudia

Eu sempre adorei comer rabada,desde criança.Outro dia aprendi fazer uma,que agora só faço assim,pode fazer que não errarás.
Antes eu fazia que nem vc,ia fritando até pegar cor e depois é que colocava a água e colocava na pressão,mas aprendi no programa da Ana Maria.
Vc coloca na panela de pressão,uma camada bem farta de cebola em rodelas,coloco 3 cebolas médias.Por cima coloco a rabada crua,sal com alho,pimenta do reino e um pouco de orégano.Tampe a panela e quando pegar a pressão,abaixe a chama e deixe 50 minutos.Desligue e abra a panela,a carne estará derretendo,prove o sal se quiser mais,poderá acrescentar.Vc não diz que não deixou fritar e não colocou água....rsss...fazendo assim,a carne cozinhará na própria água que solta.Fica maravilhosa também.
Bjs

Claudia Rumi disse...

Sonia , obrigada pela contribuição. Não coloquei mesmo agua pois deixei com o vinho.MAs fritei mesmo. Farei como vc falou e testarei.
bj
Claudia

sonia disse...

essa gente boa chamada sonia é de Lucélia,viu minha linda Crau............gente de conhece muito uma rabada.........hehehe
aqui e´o marido que gosta........eu não,hummmmmmmm mas adorei ver
beijos a outra sonia de lucélia,hehe

Claudia Rumi disse...

Sonia ao quadrado de Lucélia!!! Sonia Novaes, nossa que legal, amiga da Sonia triangulo!Farei com certeza da maneira que vc falou pois preciso comprar uma rabada digna!!!! bj
CLaudia

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails