terça-feira, 4 de novembro de 2008

Semana Mesa SP

cerâmica de Hideko Honma para servir a sobremesa no Jantar do Século para Alex Atala
parecia uma mesa redonda iluminada internamente com laterais tambem coloridas tudo de copos de gelatina e letras(acho que tambem dava para comer!!!)

bandeja de acrílico com suporte de taça de vinho e um canapé (a foto esta ruim)


mil folhas com abóbora com côco


bombom de cupuaçu em base de tuile


rabanada (esqueci o que tinha por cima)



canapé de polenta com jamon e queijo branco,ovas de graviola e ceboulete


Petit four de pimentão com moqueca de siri e geléia de coentro(boooooommmm!)


equipe trabalhando e convidados envolta para degustação



canapé de abóbora com camarão picante


charuto de folha de couve manteiga com carne seca e miga(booommmmmm)


acarajé de paella(delicioso!!!!)

fonte luminosa comestível (repare na borda quebrada)


antes....


e depois da festa(comeram tudo!!)


outra equipe trabalhando


hot holl de lula com pasta de camarão,nori e massa de arroz


donuts de cajá



Ganhei um convite do Coquetel de Abetura da Semana Mesa SP.

Vou dividir com voces o evento. Foi no Campus do centro de Gastronomia do SENAC Sto Amaro. Havia um espaço ao ar livre, onde apenas eram servido vinhos. Para dar um aspecto de que estávamos no lugar certo, as fontes luminosas eram comestíveis. Ficamos numa fila enorme para dirigir às cozinhas no primeiro andar onde haviam as degustações dos coquetéis elaborados por cada equipe entre ex aluno de gastronomia do SENAC ,aluno e coordenado por um cozinheiro chefe internacional do Centro unversitário SENAC. Os ingredientes dos coqueteis tiveram base em ingrediente brasileiras e espanhol. Entregaram na fila uma bandeja acrília com um inteligente suporte para taça de vinho para ficarmos com uma mão livre para degustação.


Vi Flavia Quaresma(fiquei com vergonha de tirar a foto dela) , falei com chef Carlos Ribeiro e a grande chef Bene Ricardo(não conhecia até então) que por simpatia tirou uma foto comigo.

O evento " Mesa Tendências e Prazeres da Mesa ao Vivo" teve seu início dia 03 de novembro em SP no Grand Hyatt, zona sul da capital paulista, com o Jantar do Século, preparado em conjunto por 14 chefs espanhóis e um brasileiro(Alex Atala) . O destaque foi para o catalão Ferran Adrià, chef-proprietário do três-estrelas El Bulli e detentor do título de maior cozinheiro do momento. Na noite de segunda-feira, o chamado "dream team" da cozinha mundial , quase todos estrelados pelo Guia Michelin – serviu um menu especial para as 80 pessoas donas do convite mais desejado . O convite foi adquirido através de leilão, com lance mínimo de R$5000,00(não errei nos zeros!!). A renda arrecadada foi para instiuições de caridade.
O jantar dá início à programação do Semana Mesa SP, iniciativa da revista Prazeres da Mesa em parceria com o SENAC-SP, que acontecerá até 7 de novembro no campus Santo Amaro do Centro Universitário .

Durante o evento, cujo tema é Brasil e Espanha, a última fronteira da gastronomia, chefs estrangeiros e brasileiros vão apresentar técnicas de vanguarda, ministrar aulas e palestras. Uma das atividades gratuitas é a Feira Profissional, com exposição de produtos brasileiros e espanhóis, ingredientes e maquinários. A Semana Mesa SP acontece no Centro Universitário Senac, em Santo Amaro, também zona sul da cidade. Após o término, o vídeo e as receitas estarão disponíveis no portal da revista Prazeres da Mesa.




10 comentários:

JAponaise disse...

UAU!!!!!CLAU....
VEJO QUE VC ESTAVA NO LUGAR CERTO E OBRIGADA POR NOS PROPORCIONAR ESSAS DELÍCIAS DO VELHO CONTINENTE!
BJS,
JAki

sonia disse...

hummmmmmmmmm deve ter sido bom demaissssssssssssssss....
bem diferente os lustres comestiveis,hummmmmmm
beijos comestiveis
so

Anônimo disse...

Claudia
Há algum tempo acompanho seu blog e cada vez gosto mais. Foi mesmo um presente essa "reportagem" que você fez. Adorei!
Christina

Gina disse...

Cláudia, vim retribuir a visita ao meu blog e fiquei satisfeita com o que encontrei aqui. Esse evento foi muito legal.
Gostei, principalmente, das receitas, como harumaki assado e a paella. Que bom você compartilhar conosco os cursos de que participa. Também faço isso. Acho que conhecimento é para ser distribuído e não retido.
Parabéns pelo blog.
Bjs.

Katia Mine disse...

Ru,
Quanta coisa diferente!!!!
Muito criativo e lindo. Adorei.
bjinhos

Claudia Rumi disse...

Jaki,adoro esses eventos.É bem pra mim mesmo!!!!
So,quebrei um pedaço do lustre e qdo pus na boca, estava crocante e saboroso.Haviam lustres com vários sabores(papoula,chocolte,queijo).Lindo!!!
Christina,agradeço a visita. Tive que estudar várias matérias para entender o que acontece com esse evento que tem vários nomes.
Gina,seja bem vinda!! Amanhã tentarei voltar ao SENAC pois será o ulimo dia e verei se farei um curso pelo mesnos.Depois te conto.
Ka, esse convite aceitei com maior prazer pois era fechado o coquetel .Qdo provei ,entendi o porque era fechado para um grupo apenas.Vc se deslumbra com os sabores.
bj a todas
Claudia

Anônimo disse...

Claudinha,
Parabens pela cobertura do evento, deve ter sido o MÁXIMO ficar rodeada dos Greats Chefs sem falar nas "comidinhas" que deve ter te levado às nuvens!!!!!
Obrigada pela contribuição para nosso enriquecimento gastronomico!!!!
Mil Bjos
Rita Costa

Tácito Fernandes disse...

Cláudia,
Navegar em seus Blogs é como estar em transe, é um grande estímulo a todos os nossos sentidos... até o meu café-com-leite matinal pareceu um manjar único.
Parabéns, e obrigado por nos favorecer estes instantes sublimes.
Beijos,
Tácito

Emília disse...

Adorei a luminária comestível! Um evento muito gostoso!!
Beijinhos

Claudia Rumi disse...

Rita,comer é comigo mesmo, mas ver os chefes tão estrelados são para poucos.PAra quem ficou no evento todos os dias, eles viram.
Tácito, muito prazer em visitar meu blog.Seu café matinal ficou virtual.Tentarei ir na Yvonne para ver suas peças novamente.
Emília, acredita que até ontem, umas das luminárias estava lá íntegra. Aí descobri o por que.Estava cheio de parafina da vela que ficou ilumninando no dia da abertura (tres dias atras)
.ehehehe! bj

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails