quarta-feira, 29 de agosto de 2007

SUKIYAKI



Esse é um prato que sempre gosto, pela facilidade, pela variedade de verduras e principalmente porque é o marido que fica fazendo.
Aqui eu arrumei um açougueiro muito bom, primeiro eu fui lá e expliquei como queria que cortasse a carne, somente o miolo do contra-filé, bem fininho.
Expliquei que comemos de "hashis", que não tem faca para cortar a carne, por isso ele tinha que escolher uma carne bem macia e caprichar no corte.
Agora , eu só ligo e peço pra ele a carne para sukiyaki que ele já sabe.
Sempre faço nessa panela elétrica , primeiro coloco a manteiga e deixo esquentar bem, quando fumegar arrumo as fatias de carne e frito de um lado e depois do outro.
Coloco então os legumes, pode sempre variar , mas normalmente coloco cebola, acelga, tofu, agrião, harussame, gobo, nabo cortado em fatias finas, alho poró.
Espalho por cima de tudo o molho feito com :
-1/2 copo de shoyu
- 3 colheres de sopa de nidashi ou água
- 3 colheres de sopa de saquê
- 3 colheres de sopa de açucar
Na verdade, o molho básico é isso, mas eu vou sentindo o gosto e acrescentando mais.
Tampo a panela, deixo cozinhando um pouco e então é só servindo e colocando mais verduras a medida que for tirando. Por último coloca-se o macarrão e deixa pegar bem o molho final.

2 comentários:

Unknown disse...

nossa...que delicia de receita, vi seu blog nos comentários do Rainhas...nem preciso falar que já tá nos meus favoritos, né?
Bjus
Samantha

Katia Mine disse...

Então Samantha,
Faço sempre, toda a família cozinha na mesa, come-se bastante legumes, tudo de bom.
bjos

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails